Eleições 2022

Distrito Federal registra nove crimes eleitorais no dia do primeiro turno

Balanço da Secretaria de Segurança Pública registrou principalmente pessoas distribuindo panfletos, fazendo boca de urna e tirando fotos das urnas. Um homem foi flagrado portando arma de fogo próximo a um local de votação

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou, até o momento, nove ocorrências de crimes eleitorais, registradas neste domingo (2/10). Do total, três pessoas foram flagradas fotografando a urna; duas estavam distribuindo panfletos; uma estava fazendo boca de urna; uma tentou votar duas vezes; uma foi presa por desacato e outra por porte ilegal de arma fogo. Este última foi encaminhada à Polícia Civil (PCDF) e as demais à Polícia Federal. 

Os 610 locais de votação foram monitorados por policiais militares, assim como as 20 juntas de apuração e os 20 cartórios eleitorais.

 

Saiba Mais

Durante a tarde, em Sobradinho, um homem foi preso em flagrante com material de propaganda eleitoral fazendo “boca de urna”. A voz de prisão foi dada por um promotor de justiça que trabalhava na fiscalização das eleições.

Também foi registrada a apreensão de uma arma de fogo, em Samambaia Norte, nas proximidades de um dos pontos de votação, na quadra 619 da região. Três pessoas foram flagradas ao fotografar urnas com a utilização de celulares: no Paranoá, em Samambaia e no Recanto das Emas.

Uma ocorrência por distribuição de panfletos foi registrada no Recanto das Emas. Os dois envolvidos foram conduzidos à Polícia Federal, mas foram liberados por falta de material do fato. No Guará, havia pessoas jogando panfletos de candidatos numa escola. Sobre as ocorrências de desacato e de tentativa de voto em duplicidade, a SSP não divulgou os locais e nem outros detalhes.

Saiba Mais

Trânsito

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) monitorou o tráfego nas vias urbanas durante o horário das votações. Das 12h às 15h30, foi registrado grande fluxo de veículos e pontos de retenção próximo às seções eleitorais. Após este horário, o trânsito fluiu com tranquilidade, sem registro de intercorrências nas principais vias do DF, assim como nas três pontes localizadas no Lago Sul.

 

Saiba Mais

 

Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF