Segundo colocado na corrida ao Governo do Distrito Federal (GDF), Leandro Grass (PV) teve 434.587 votos na capital. Em entrevista concedida à imprensa na Torre de TV, local onde se reuniu com apoiadores, o parlamentar agradeceu o apoio de todos e disse que, apesar da perda, o resultado foi democrático. Em relação à reeleição de Ibaneis Rocha (MDB), Grass afirmou que espera por “dias melhores”.
Grass acompanhou a apuração dos votos ao lado da família e depois seguiu para a Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT), no Edifício Venâncio. Ao final da contabilização, o distrital partiu com apoiadores para a Torre de TV. “Desde o início dissemos que nosso campo é o da democracia. Em primeiro lugar, é respeitar o resultado das urnas, parabenizar Ibaneis pela vitória e agradecer a todos que nos ajudaram nessa caminhada. Nós tivemos uma crescente impressionante. Saímos de 2% e, em quase 45 dias, fomos para quase 26%”, disse.
Em sua fala, o deputado criticou a gestão do DF. “Espero que tenhamos dias melhores, melhor do que o que estamos passando, onde as pessoas estão morrendo na fila do Cras, na fila de cirurgia, na fila de exames. Estamos há mais de oito anos com servidores sem reajuste, com policiais militares e civis e bombeiros adoecendo por falta de atenção”, frisou. Por fim, Grass lamentou o resultado, mas disse que respeita a opinião do eleitor.
Quem é Grass?
Brasiliense, o deputado distrital tem 37 anos e é o candidato oficial de Lula ao GDF. Tem como vice a professora Olgamir Amancia (PCdoB) e declarou à Justiça Eleitoral apenas um apartamento no Guará 2, no valor de R$ 285 mil. Grass elegeu-se para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) em 2018, pela Rede Sustentabilidade, na primeira eleição que disputou. É professor universitário e do ensino básico público e particular há 15 anos. Na Secretaria de Educação do DF, passou também pela área administrativa.
É autor de mais de 30 leis e, durante a campanha, prometeu extinguir o Iges e realocar os profissionais na Secretaria de Saúde, além de zerar as filas por cirurgia na rede pública. Segundo colocado nas intenções de voto, Grass foi o postulante que mais cresceu durante o período eleitoral, saindo de 4%, nas pesquisas de agosto, para 16%, no último levantamento da Ipec (ex-Ibope), de terça-feira (27/9).