Os três deputados distritais mais votados pelos brasilienses são de partidos de esquerda. Dois candidatos do Psol e um do PT receberam a maioria dos votos válidos no Distrito Federal e conquistaram vagas para ocuparem a Câmara Legislativa.
Fábio Felix, do PSol, conquistou a reeleição e foi o candidato mais votado da história do Distrito Federal. Até a última atualização desta reportagem, com 97,30% das urnas apuradas, Fábio tinha 50.830 votos. Em segundo lugar, está Chico Vigilante, do PT, com 42.714 votos, garantindo um quinto mandato na Câmara Legislativa do DF.
Já Max Maciel, do Psol, foi o terceiro mais votado, com 35.067 dos votos e conquistou sua primeira vaga na CLDF.
Conheça um pouco mais dos três mais votados:
Fábio Félix
Assistente social e ativista LGBTQIA+, assume o segundo mandato como deputado distrital. Aos 36 anos, nasceu em Brasília e foi o primeiro parlamentar assumidamente gay e representante do PSol na casa. A primeira vez que concorreu à CLDF foi em 2006. Foi servidor da Secretaria da Criança e atuou em uma unidade de internação de adolescentes.
Chico Vigilante
Filiado ao PT, concorreu pela sexta vez a uma vaga na Câmara Legislativa e, agora, garante o quinto mandato. Também foi por duas vezes deputado federal. Ele veio para Brasília em 1977 e trabalhou como vigilante, chegando a presidir o sindicato da categoria.
Max Maciel
Nascido e criado em Ceilândia, é ativista e mobilizador social. Max Maciel é também pedagogo e especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UnB. Durante a campanha, se colocou como o candidato da periferia, com o objetivo de colocar o jovem periférico no centro das decisões políticas. Foi eleito pelo PSOL - Partido Socialismo e Liberdade.