O último levantamento do Ipec, divulgado neste sábado (1º/10), mostra a ex-ministra da Mulher Damares Alves na liderança da disputa pela cadeira do Distrito Federal no Senado, com 43% dos votos válidos. Ela cresceu seis pontos percentuais em relação ao último levantamento do instituto, de 27 de setembro, e abriu uma vantagem de 11 pontos em relação a segunda colocada, Flávia Arruda (PL), que caiu para 32%.
A candidata do PT, Rosilene Corrêa, se manteve com 15% dos votos válidos. Yara Prado (PSDB) oscilou dentro da margem de erro, e marcou 4%.
No pleito deste ano, apenas uma cadeira ao Senado Federal está em disputa. Mesmo sendo um cargo majoritário, a disputa é feita em apenas um turno, não sendo necessário alcançar mais de 50% dos votos para vencer no dia 2 de outubro.
Confira a variação dos candidatos em relação ao último levantamento:
- Damares Alves (Republicanos): 43% (+6)
- Flávia Arruda (PL): 32% (-3)
- Rosilene Corrêa (PT): 15% (=)
- Yara Prado (PSDB): 4% (-1)
- Joe Valle (PDT): 3% (-1)
- Tenente Cel. Sousa Júnior (DC): 1% (=)
- Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede): 1% (=)
- Dr. Carlos Rodrigues (PSD): 1% (=)
Hélio José (PROS), Marcelo Hipólito (PTB), Elcimara Souza (PSTU) e Expedito Mendonça (PCO) não alcançaram 1%.
A pesquisa do Ipec foi contratada pela Rede Globo. 2 mil pessoas foram ouvidas, entre 29 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-/2022.
Saiba Mais