ELEIÇÕES 2022

Segurança pública registrou 10 prisões por crimes eleitorais

Domingo de segundo turno registrou pequenas ocorrências e dez pessoas presas

Por Giovanna Fischborn  
postado em 31/10/2022 06:00
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) registraram 21 ocorrências envolvendo crime eleitoral ontem, no segundo turno das eleições. Onze foram resolvidas sem interferência policial, dez acabaram em prisão — em razão de boca de urna, uso de celular na hora do voto e perturbação do local de votação.

No período da manhã, um grupo de cinco pessoas estava com som alto e realizou uma comemoração relacionada a um dos candidatos, no Recanto das Emas. Segundo o TRE-DF, fiscais pediram para que os integrantes se retirassem, mas eles resistiram e foram presos por boca de urna.

Em Taguatinga, uma eleitora foi flagrada usando o celular na cabine de votação, conduta considerada proibida. Pelo menos duas outras situações desse tipo foram registradas. Na mesma região administrativa, duas mulheres discutiram e foram conduzidas à Polícia Federal (PF), corporação responsável por atender ocorrências desse tipo. Em Águas Claras, outras duas brigaram. O mesmo aconteceu em Santa Maria, onde duas eleitoras acabaram também conduzidas pela polícia. Um homem foi autuado por desacato a um mesário em Planaltina.

Em Santa Maria, uma eleitora registrou ocorrência policial por não ter conseguido votar. Uma pessoa foi autuada na 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) por porte ilegal de arma de fogo, enquanto se dirigia para o local de votação. O flagrante foi feito por policiais rodoviários federais na BR-251, altura do Café sem Troco.

Estratégia

A PF posicionou uma equipe em cada uma das 19 zonas eleitorais do DF. As ocorrências registradas foram encaminhadas à Superintendência da Polícia Federal, no Setor Policial Sul. Segundo o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, as prisões se deram, principalmente, por insistência em desobedecer ordem da polícia e Justiça Eleitoral, que tenta, primeiro, contornar a situação no diálogo. “E as ocorrências não comprometeram a lisura do pleito”, destacou.

O aplicativo de denúncias Pardal, do TRE, recebeu denúncias de outdoors que induziam propaganda eleitoral em Planaltina, na Estrutural e nas imediações de Samambaia. O Ministério Público pode definir aplicação de multa. A Justiça Eleitoral também fez esforço para retirar ainda hoje faixas com cunho eleitoral colocadas em pontos irregulares. Diferente do primeiro turno, não há registro de derrame de material de propaganda nos locais de votação, a “chuva de santinhos”.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu a uma ocorrência em Santa Maria, onde um senhor teve uma crise convulsiva ao votar. Ele foi transportado pelos militares ao Hospital Regional de Santa Maria (HRST) sem ferimentos aparentes, mas desorientado.

Trânsito

Na Esplanada dos Ministérios, as vias S1 e N1 foram interrompidas da Avenida José Sarney até a via L4. A Praça dos Três Poderes permaneceu fechada durante todo o dia para veículos e pedestres. A secretaria informou que o fechamento se deu por razões preventivas de segurança, dada a previsão de atos públicos durante e após a apuração. Foi solicitado que os semáforos da Esplanada fossem colocados no modo intermitente. Durante todo o domingo, o helicóptero do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) contribuiu com as ações de trânsito.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação