Com o transporte público gratuito para o segundo turno das eleições, neste domingo (30/10), eleitores do Distrito Federal começaram a pegar ônibus em Santa Maria para irem votar.
A vendedora Lenita Alves, de 51 anos, vai aproveitar que irá trabalhar em Taguatinga Sul e ir ao local de votação após o expediente, no almoço. "Na última eleição, tinha poucos ônibus. E agora tem mais opções para a gente", opina.
Moradora de Santa Maria, Lenita saiu de casa de bicicleta e chegou ao ponto de ônibus por volta das 5h50, e pegou o coletivo às 6h15. Ela conta que a gratuidade do transporte público é benéfica para evitar que algumas pessoas não se atrase para votar. "No primeiro turno, muita gente que conheço não conseguiu votar porque chegou atrasada no local", relembra.
Morador de Valparaíso de Goiás, o rodoviário Helias Lopes Bezerro, 47 anos, e a esposa dele, Maria Rosilene Souza Lopes, 37, chegaram às 6h a um ponto de ônibus de Santa Maria, na BR-040, somente para votar em Ceilândia Norte. "Achei essa decisão (da gratuidade dos ônibus) muito boa porque eu não pagaria passagem por trabalhar com ônibus, mas ela pagaria por ser usuária", compara Helias.
Decidido em quem votar para presidente, Helias espera que os políticos trabalhem com honestidade, tendo foco na saúde e na educação. "Precisamos ter mais escolas e professores, o que não está tendo. Muitos alunos estão ficando horas e horas sem professores", comenta o rodoviário.
A reportagem presenciou que os ônibus começaram a encher após as 6h20, com alguns ônibus sem cobrador.
Saiba Mais
- Cidades DF Confira os locais de votação no segundo turno das eleições no DF
- Cidades DF Eleitores foram às ruas confiante na vitória no último dia de campanha
- Cidades DF Saúde do DF quer prorrogar vacinação contra influenza e poliomielite
- Cidades DF Em novembro, meditação baseada em neuropsicologia ocorre no Mosteiro de São Bento
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.