Com a baixa procura dos imunizantes da poliomielite e influenza no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF) solicitou ao Ministério da Saúde a prorrogação das campanhas de vacinação até 31 de dezembro. O pedido foi feito na sexta-feira (28/10).
Com taxas de cobertura vacinal de 52,24% para poliomielite e abaixo de 60% para influenza entre as crianças, por exemplo, o objetivo da pasta é continuar as aplicações nas unidades de saúde até o fim do ano.
“Nós pedimos essa dilatação de prazo para fazermos ações capilarizadas para atingirmos, pelo menos, 95% de cobertura para as nossas crianças”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. No caso da pólio, entre os dias 8 de agosto e 27 de outubro, foram aplicadas 83.731 doses em crianças de 1 a 4 anos de idade, estabelecendo a cobertura de 52,2%. Entre bebês de um ano, o índice é de 57,7%.
Em relação ao vírus da influenza, foram 123.010 doses aplicadas entre 4 de abril e 21 de outubro, em crianças de 6 meses a 5 anos.
Ao todo, até o momento, 902.458 doses foram aplicadas no DF.
Parceria
A Secretaria de Saúde receberá apoio do Rotary para ampliar a vacinação de combate à pólio — ação realizada pela entidade desde os anos 1980. “Neste ano, com a baixa cobertura vacinal, nos alertamos. Se não conseguirmos chegar até os pais, os avós e os tios sobre a necessidade de vacinar as crianças, essa doença terrível pode retornar”, disse Vera Lucia Barrela Avila, representante da entidade.
Na quinta-feira (27/10,) foram traçadas estratégias até o fim do ano. “O Rotary vem com uma experiência e conhecimento para nos apoiar e nos auxiliar para atingirmos a meta de vacinação”, finaliza a secretária de saúde, Lucilene Florêncio.
Saiba Mais
- Cidades DF Covid-19: sábado é dia de vacinação itinerante e atendimento nos postos
- Brasil Brasil celebra Dia da Vacinação muito abaixo da meta de cobertura contra polio
- Brasil Poliomielite: Queiroga reconhece queda vacinal, mas diz que problema é global
- Brasil Mais de 1 mês após Anvisa aprovar, Saúde recebe vacina pediátrica contra covid
- Cidades DF Vacinação e testagem contra a covid-19 ficará suspensa nesta sexta-feira
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.