O Dia de Finados de 2022, que ocorre na próxima quarta-feira (2/11) com homenagens aos mortos, terá programação a partir das 7h — uma hora mais cedo que o normal — nos seis cemitérios do Distrito Federal: na Asa Sul; Brazlândia; Gama; Planaltina; Taguatinga Norte; e em Sobradinho. O encerramento das atividades vai ocorrer às 18h30, com o fechamento dos portões às 19h.
Saiba Mais
O atendimento ao público na administração de cada unidade também será estendido durante a data religiosa, e ocorrerá das 7h30 às 18h. Velórios e sepultamentos serão realizados normalmente no feriado.
Modernização dos serviços dos cemitérios
A concessionária Campo da Esperança, que administra os seis cemitérios do DF, iniciou a renovação de máquinas e os equipamentos para este ano. Em 7 de outubro deste ano, foram adquiridos 12 tratores, 20 plataformas de alumínio, 15 carroças de apoio, 17 carros descensores (equipamento usado para depositar o caixão dentro do jazigo), 16 toldos para sepultamentos, duas empilhadeiras e quatro carros elétricos para transportar o caixão da capela de velório até a sepultura da família.
Com investimento inicial de R$ 3 milhões, o maquinário está sendo utilizado nas unidades da Asa Sul, de Taguatinga e do Gama, que recebem 85% dos sepultamentos. Até o fim de novembro, novos itens devem chegar aos cemitérios de Planaltina, Sobradinho e Brazlândia.
Acesso de pedestres
A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério, que estarão sinalizados. Órgãos de trânsito vão fazer a fiscalização. Apenas no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, serão liberados dois portões: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV); e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6.
Na Asa Sul, em Taguatinga, no Gama e em Sobradinho somente será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso ou pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Nas unidades de Planaltina e de Brazlândia não será permitida a entrada de veículos.
Atendimento ao público
Todos os cemitérios vão aumentar o número de terminais e de atendentes no feriado. Serão 17 terminais e 35 atendentes extras para reforçar o trabalho, além dos 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos cemitérios durante todo o dia.
A Campo da Esperança vai oferecer transporte interno gratuito nos quatro maiores cemitérios do DF: Asa Sul, Taguatinga, Gama e de Sobradinho. O intervalo entre uma viagem e outra de van será em média de 15 minutos, com ponto de partida na entrada principal.
Saiba Mais
Segurança pública
A equipe de segurança particular será reforçada no Dia de Finados. A Campo da Esperança Serviços também contará com o apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), das administrações regionais de cada cidade com cemitério, das Polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), do Detran-DF, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).
Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização é dos órgãos do governo do DF.
Missas
A Arquidiocese de Brasília realizará missas nos seis cemitérios do DF e vai ser responsável pelo controle de público nas tendas onde ocorrerão as celebrações, de responsabilidade da instituição.
Horários das missas
Asa Sul, Gama, Planaltina e Sobradinho
Às 8h, 9h30, 11h, 12h30, 14h, 15h30 e às 17h.
Taguatinga
Às 8 h, 9h30, 10h30, 12h, 14h, 15h30 e às 17h.
Brazlândia
Às 7h, 9h, 11h, 15h e às 17h.
O arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, celebrará as missas em Sobradinho, às 8h, em Taguatinga, às 12h, e na Asa Sul, às 17h.
Com informações da Campo da Esperança
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.