Atendimento

Ministério Público cobra melhoria nos serviços prestados pelo Detran

Devido a inúmeras queixas de usuários, o MPDFT manifestou à autarquia a necessidade de melhorar a comunicação e a transparência dos serviços

Correio Braziliense
postado em 25/10/2022 15:31 / atualizado em 25/10/2022 15:31
 (crédito: Reprodução/Detran-DF)
(crédito: Reprodução/Detran-DF)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou do Departamento de Trânsito (Detran-DF) a necessidade de aprimorar os serviços, comunicação e transparência das taxas da autarquia. A decisão vem depois da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) receber diversas queixas de usuários insatisfeitos com a qualidade dos serviços, principalmente com a inconsistência no meio digital.

Muitos usuários relataram não conseguir acessar os serviços virtuais por instabilidade no sistema de tecnologia. Devido a isso, na última quinta-feira (20/10), integrantes do MPDFT se reuniram com representantes do Detran para abordar a qualidade.



A população também havia relatado à Procuradoria a demora e a falta de informações precisas no atendimento presencial, que, muitas vezes, é prejudicado pela falta de servidores qualificados para resolverem as demandas.

Sobre o tema, os representantes do Detran reconheceram a necessidade de melhoria. A autarquia está sob nova direção desde agosto de 2022 e os dirigentes informaram que o órgão espera nomear, até o primeiro semestre do próximo ano, pelo menos, 123 técnicos e analistas de atividades de trânsito aprovados em concurso público, ainda em aberto para reposição do quadro de pessoal.

No fim da reunião, o Detran se comprometeu a realizar, nos próximos meses, o planejamento estratégico do órgão. Na avaliação de Eduardo Sabo, procurador distrital dos Direitos do Cidadão, houve avanços no serviço prestado, como a digitalização, a carteira de habilitação digital e o licenciamento de veículos. “(Mas) há necessidade de um plano estratégico”, ressaltou.

O procurador acrescentou a necessidade de transparência em relação aos valores pagos pelos usuários. “Hoje, temos taxas cobradas e queremos verificar como é formado o preço de cada um dos serviços colocados à disposição do público”, observou.

O Correio buscou um posicionamento do Detran sobre o tema, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.

Reclamações antigas

Em maio deste ano, pela primeira vez, o MPDFT se reuniu com o Detran, devido às reclamações dos cidadãos sobre o atendimento presencial e à emissão da CNH. Na ocasião, a autarquia pontuou que houve problemas na emissão do documento, mas que a questão estava sendo resolvida.

Sobre a demora no agendamento presencial, o Detran garantiu que estava aprimorando o sistema de atendimento e também avaliou que iria melhorar os canais de divulgação para os usuários.

Com informações do MPDFT

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