O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou do Departamento de Trânsito (Detran-DF) a necessidade de aprimorar os serviços, comunicação e transparência das taxas da autarquia. A decisão vem depois da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) receber diversas queixas de usuários insatisfeitos com a qualidade dos serviços, principalmente com a inconsistência no meio digital.
Muitos usuários relataram não conseguir acessar os serviços virtuais por instabilidade no sistema de tecnologia. Devido a isso, na última quinta-feira (20/10), integrantes do MPDFT se reuniram com representantes do Detran para abordar a qualidade.
Saiba Mais
A população também havia relatado à Procuradoria a demora e a falta de informações precisas no atendimento presencial, que, muitas vezes, é prejudicado pela falta de servidores qualificados para resolverem as demandas.
Sobre o tema, os representantes do Detran reconheceram a necessidade de melhoria. A autarquia está sob nova direção desde agosto de 2022 e os dirigentes informaram que o órgão espera nomear, até o primeiro semestre do próximo ano, pelo menos, 123 técnicos e analistas de atividades de trânsito aprovados em concurso público, ainda em aberto para reposição do quadro de pessoal.
No fim da reunião, o Detran se comprometeu a realizar, nos próximos meses, o planejamento estratégico do órgão. Na avaliação de Eduardo Sabo, procurador distrital dos Direitos do Cidadão, houve avanços no serviço prestado, como a digitalização, a carteira de habilitação digital e o licenciamento de veículos. “(Mas) há necessidade de um plano estratégico”, ressaltou.
O procurador acrescentou a necessidade de transparência em relação aos valores pagos pelos usuários. “Hoje, temos taxas cobradas e queremos verificar como é formado o preço de cada um dos serviços colocados à disposição do público”, observou.
O Correio buscou um posicionamento do Detran sobre o tema, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto.
Reclamações antigas
Em maio deste ano, pela primeira vez, o MPDFT se reuniu com o Detran, devido às reclamações dos cidadãos sobre o atendimento presencial e à emissão da CNH. Na ocasião, a autarquia pontuou que houve problemas na emissão do documento, mas que a questão estava sendo resolvida.
Sobre a demora no agendamento presencial, o Detran garantiu que estava aprimorando o sistema de atendimento e também avaliou que iria melhorar os canais de divulgação para os usuários.
Com informações do MPDFT
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.