A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) comunicou, nesta segunda-feira (24/10), que se prepara para atender casos de pessoas que estejam infectadas com o vírus da poliomielite. De acordo com o SES-DF, há grandes chances de ter um novo caso da doença após 35 anos.
Na manhã desta segunda, a pasta liberou um Plano de Combate à Poliomielite no DF. O documento apresenta medidas para ampliar a oferta de vacinação e garantir o aumento da imunização.
Segundo o SES-DF, apenas 50,6% das crianças de um a quatro anos tomaram a vacina na capital. A porcentagem está bem abaixo da meta prevista de 95% para o Brasil. Prorrogada duas vezes, a campanha vai até sexta-feira (28/10). Confira aqui os postos.
O plano inclui a participação de líderes comunitários, profissionais de saúde e escolas. O propósito é espalhar informações para as famílias, desmentindo notícias falsas e trazendo confiança para a população sobre a vacina. Passaram por capacitação os profissionais que atuam nas 118 salas de vacina com a intenção de agilizar a vacinação no DF.
Esquema Vacinal
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado é composto por três doses de Vacina Inativada de Poliomelite (VIP), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com a Vacinal Oral de Poliomelite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.