O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu início, nesta quarta-feira (19/10), à lacração das urnas eletrônicas que serão usadas na capital para o segundo turno das eleições. O procedimento ocorre até o dia 26 de outubro, quando os equipamentos serão colocados em caminhões para serem distribuídos no dia seguinte nos 610 locais de votação. Ao todo, serão 6.748 equipamentos utilizados e outros 700 separados como reserva. Em 30 de outubro, das 8h às 17h, os brasilienses vão ajudar a escolher o próximo presidente da República.
Segundo o secretário de Tecnologia, Informação e Comunicação do TRE-DF, Andrey Bernardes não será necessário instalar mais nenhum programa nas urnas eletrônicas. "O procedimento de hoje é a colocação de uma mídia de resultado com arquivos de segundo turno", explica. Após a mídia ser inserida nos equipamentos, é feito um auto teste na urna eletrônica. "Os eleitores vão visualizar apenas os cargos que estão competindo para o segundo turno, no caso de Brasília, Presidente da República. Depois será colocado um lacre na mídia de resultado e a urna fica pronta para o uso", detalha Andrey.
O presidente e desembargador do TRE-DF Roberval Belinati apela para que os eleitores participem das eleições. "Não percam essa oportunidade de escolher o próximo dirigente deste país", ressaltou. De acordo com Belinati o resultado deve ser divulgado em até duas horas, no máximo, depois da finalização do pleito.
No DF, a abstenção foi uma das menores do país (17,54%). Cerca de 1,9 milhão de brasilienses foram às urnas no dia 2 de outubro e outras 300 mil pessoas não votaram. No Brasil, mais de 20% se ausentaram no primeiro turno.
Preparação dos locais
Na quinta-feira da semana que vem, 41 caminhões contratados pelo TRE-DF vão ser carregados para que, no dia seguinte, os equipamentos sejam transportados para as seções eleitorais. Em 28 de outubro, o TRE-DF destacou que não haverá aula na rede pública e privada de ensino para facilitar a instalação das urnas eletrônicas nos locais de votação, conforme medida publicada no Diário Oficial do DF do dia 26 de setembro.
O transporte e distribuição das urnas para as seções eleitorais contará, novamente, com o apoio da Polícia Militar do DF. O TRE-DF informou que está gastando cerca de R$ 492 mil com a empresa contratada para fazer o transporte das urnas nos dois turnos.
Transporte gratuito
No primeiro turno, a Justiça Eleitoral ofereceu transporte gratuito para os eleitores da zona rural. A fim de evitar abstenções e facilitar a ida às zonas, o tribunal encaminhou ontem ao governador do Distrito Federal um requerimento pedindo transporte a todos os eleitores da capital. "É para que se coloque ônibus de graça para a população, para facilitar o transporte dos eleitores, principalmente dos mais carentes", concluiu Belinati.
Em resposta ao pedido, o governador Ibaneis Rocha (MDB) aguarda decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF) para avaliar a liberação do transporte gratuito para o 2º turno das eleições. O ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso, liberou na terça-feira a gratuidade, mas a medida ficaria a cargo das prefeituras e estados.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.