Previsão do tempo

Altas temperaturas e baixa umidade marcam a sexta-feira em Brasília

A temperatura mínima prevista para esta sexta-feira é de 17ºC no Plano Piloto, com máxima podendo chegar aos 32ºC. Com ventos fracos a moderados, a sensação térmica não deve variar muito

Carlos Silva*
postado em 14/10/2022 10:01 / atualizado em 14/10/2022 10:01
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O tempo seco segue sem dar trégua ao brasiliense. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira segue com predomínio de névoa seca e temperatura amena, principalmente no final da manhã e pela tarde.

A temperatura mínima prevista é de 17ºC, no Plano Piloto, com máxima podendo chegar aos 32ºC. Com ventos de fracos a moderados, a sensação térmica não deve variar muito, ficando em torno dos 17ºC. A umidade relativa do ar teve máxima de 80%, pela manhã, mas pode alcançar os 15% nos períodos mais quentes do dia.

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, explica que essas condições tendem a se manter para o fim de semana, mas afirma que na próxima semana há possibilidade de chuvas. “Por enquanto ainda teremos clima de altas temperaturas e baixa umidade. As chuvas aqui no DF estão previstas para o dia 20, então, pelo menos até quarta-feira, ainda teremos predomínio de tempo seco”, esclarece.

Cuidado!
Condições de calor e baixa umidade exigem cuidados a mais, principalmente com públicos mais afetados por esses fatores, como idosos e crianças. A Defesa Civil do Distrito Federal listou uma série de cuidados que podem ajudar a lidar com esse clima. Confira:

  • Mantenha uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc)
  • Umedeça periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa
  • Mantenha a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas
  • Reduza ou suspenda, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quente do dia
  • Dê preferência a refeições leves
  • Use roupas leves, chapéu ou boné

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação