O Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta quarta-feira (12/10), será marcado no Distrito Federal pelo retorno da procissão na Esplanada dos Ministérios, após dois anos com o evento suspenso em decorrência da pandemia da covid-19. A estimativa é que 60 mil pessoas participe da missa de celebração à Padroeira do Brasil e de Brasília.
A programação começou pela manhã, às 9h, com uma missa destinada às crianças. Às 17h, fiéis se reuniram na Esplanada para participar da missa à santa. O evento contou com a participação de embaixadores; do vice-governador, Paco Britto (que está como governador em exercício); do secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo; da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Cristiane Britto, entre outras autoridades.
Antes de começar a celebração, às 16h, o arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar, concedeu entrevista à imprensa. O religioso falou sobre a necessidade de acolher os fiéis que tiveram de enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus. "É um tempo forte, de despertar a fé. A pandemia mexeu com todos nós e mostrou a fragilidade da vida. Mostrou que é preciso termos a nossa vida ancorada, agrupada no mistério do eterno Deus. A presença materna de Maria nos sustenta, nos anima e caminha conosco, nos dá esperança e é isso que o nosso povo vai fazer no santuário."
A vendedora Rosimeire Lima, 46 anos, veio à Esplanada acompanhada dos irmãos da igreja que frequenta, em Ceilândia Norte. Para ela, o motivo é de alegria e agradecimento. "Hoje é um dia de gratidão à Nossa Senhora, por ela cuidar de nós e sempre me atender", disse.
Após a missa, fiéis participarão da procissão e darão a volta no quadrilátero da Esplanada com velas.
Saiba Mais
- Cidades DF Motociclista perde controle de moto, bate em poste e morre, no Lago Sul
- Cidades DF Duas pessoas morrem ao serem arremessadas em tombamento de caminhão no DF
- Cidades DF Criminosos entram em confronto com PMs de Goiás, são baleados e morrem
- Cidades DF "O mínimo de justiça", pede família de mãe e filha atropeladas no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.