A população do Distrito Federal pode pedir a instalação de novas faixas de pedestres, serviço anunciado, neste sábado (8/10), pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). São mais de 4,3 mil faixas de pedestres em vias urbanas e 297 em rodovias, dados coletados em julho deste ano pelas duas autarquias.
Saiba Mais
Para solicitar os serviços diretamente aos órgãos, basta acessar os sites, a ouvidoria ou as administrações regionais. O ideal é que o pedido contenha imagens ou croquis (esboço da sinalização) ao mostrar a localização da faixa desejada e os motivos que originaram a solicitação. A demanda é enviada aos setores de engenharia de trânsito de cada um dos órgãos responsáveis e respondida em até 30 dias.
Em 1º de abril de 1997, foi instalada, em Brasília, a primeira faixa de pedestres. Atualmente, 25 anos depois, segue como referência de respeito entre pedestres e condutores da capital federal. A criação de novas faixas e a manutenção das antigas são responsabilidade do Detran-DF e DER-DF nas vias urbanas e rodovias, respectivamente.
Saiba Mais
A Ouvidoria do Distrito Federal pode ser acessada pelo site ou pelo telefone 162. Além da solicitação de novas faixas de pedestre, os cidadãos podem pedir a instalação de semáforos, placas de sinalização, entre outros tópicos.
Também é possível registrar o pedido, bem como sugestões, reclamações e elogios, nas administrações regionais. O endereço e o contato de cada uma está disponível aqui. A população pode, ainda, pedir diretamente ao Detran-DF ou ao DER-DF.
Cobertura do Correio Braziliense
Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.