Educação

Correio recebe a visita de jovens estudantes de escola pública do Guará

Durante 40 minutos, os alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Guará assistiram a uma exposição sobre sobre as rotinas de produção de um jornal diário

Luciana Duarte*
postado em 07/10/2022 06:00
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Estudantes do primeiro ano do Centro de Ensino Médio 01 do Guará assistiram a uma palestra com José Carlos Vieira, editor de Cidades do Correio Braziliense, na tarde de ontem. A visita faz parte das atividades desenvolvidas pela disciplina "Atualidades" e nasceu do desejo dos próprios alunos de conhecer a rotina da redação de um jornal.

O editor falou aos 16 estudantes sobre o processo de produção da notícias e enfatizou a obrigação dos jornalistas em ouvir os envolvidos nos fatos, ressaltando a necessidade do compromisso com a verdade e da credibilidade do que é noticiado. Discorreu, ainda, sobre o perigo que as fake news representam para a sociedade.

O professor Wilson Júnior disse que, na disciplina ministrada por ele, o jornal é material base usado para estudo em sala de aula e despertou nos alunos o interesse sobre como são construídas as notícias. "A disciplina engloba atualidades e geopolítica, trabalhadas através de notícias publicadas nos jornais."

Para além dos processos de elaboração de notícias, a visita traz outros aspectos importantes para a formação dos jovens. "Funciona como incentivo à leitura. Os jovens são inundados por informações superficiais e instantâneas e têm dificuldade de aprofundar nos assuntos. Entender como funciona um jornal, contribui para que façam uma reflexão. Também amplia a visão de mundo", enfatizou Wilson.

Caleb Gomes, de 16 anos, ainda não decidiu o que irá estudar no ensino superior, mas diz que seu principal hobby é cantar. "Acho muito importante ter um local especial reservado à cultura nos jornais, para assegurar que as manifestações artísticas não desapareçam", afirmou. A atividade foi vista como esclarecedora para Giovana Vasconcelos, 16. "Gostei muito, porque ajuda as pessoas que têm interesse em trabalhar nessa área a conhecer como funciona", considerou.

*Estagiária sob a supervisão
de Márcia Machado

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação