Após dois anos de espera, devido à pandemia, os fiéis poderão retornar à Catedral Metropolitana de Brasília para os festejos do aniversário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, no dia 12 de outubro. Como forma de preparar o monumento para a comemoração, o Governo do Distrito Federal iniciou nesta quarta-feira (5/10) o processo de limpeza dos vitrais da Catedral. O trabalho continua na quinta-feira (6/10).
A ação é realizada pelo GDF Presente — o programa de reparos da Secretaria de Governo (Segov) do GDF realizado nas 33 regiões administrativas. A limpeza está sendo feita por profissionais praticantes de rapel, presos por cordas fixadas no alto da igreja. Para o procedimento, são utilizados esfregões, detergente desincrustante e uma mangueira de hidrojato. O coordenador regional do GDF Presente, Alexandro César Oliveira relatou que, além da limpeza, também serão feitos outros reparos. "Realizaremos também as pinturas do campanário, da cúpula do meio e do gradeado que fica entre os vitrais, além do cuidado com a área verde", explicou o coordenador.
Com tudo pronto para a festa, a expectativa é que mais de 60 mil fiéis participarão da comemoração da padroeira brasileira. A festa terá início às nove horas da manhã do dia 12/10 com a Missa das Crianças celebrada pelo padre Jomelito Ferreira de Melo e se encerrará com a procissão da imagem de Nossa Senhora Aparecida. As celebrações da Festa de Nossa Senhora Aparecida serão transmitidas, ao vivo, pela TV Canção Nova, Renascidos em Pentecostes e pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília. A programação completa pode ser encontrada no site da Arquidiocese de Brasília: arqbrasilia.com.br/.
Os icônicos vitrais da Catedral de Brasília são a maior obra já realizada pela vitralista Marianne Peretti. A artista, que faleceu em abril deste ano, aos 94 anos, também criou uma série de painéis para os salões do Congresso Nacional, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e para o Memorial JK. Ela assina ainda o Panteão da Pátria, localizado na praça dos Três Poderes. Marianne foi a única mulher a integrar a equipe de artistas responsáveis pela construção de Brasília. Antes de sua interferência, os vitrais previstos para a Catedral eram amarronzados. Marianne sugeriu a Oscar Niemeyer que pintasse as colunas do monumento de branco, para valorizar os vitrais, que em tons de azul, branco e verde trazem leveza e iluminação para o interior da igreja.
*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.