Com a instabilidade no tempo, o DF pode ter fortes chuvas com queda de granizo e rajadas de vento até a noite de quarta-feira (5/10). O Inmet emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de tempestades e trovoadas.
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, as condições de tempo quente e umidade alta são favoráveis para que isso ocorra. “A queda de granizo e tempestade são típicas dessa época do ano, primavera e depois, do verão”, explica.
Saiba Mais
- Política PDT anuncia apoio a Lula no segundo turno, com a participação de Ciro
- Ensino superior USP remove notas de alunos que não comprovaram vacinação contra covid
- Política Religião e humor: a estratégia de redes sociais que alavancou Nikolas Ferreira, deputado federal mais votado do país
- Cidades DF Homem em carro abre fogo contra três cachorros em Santa Maria
O aviso destaca chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos intensos podem chegar de 40 km/h a 60 km/h. Apesar do alerta, o Inmet pondera que há baixo risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores ou alagamentos.
Na quarta-feira (5/10), a capital deve ter mínima de 18°C e chegar à casa dos 27°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 45% e 90%
Recomendações em caso de tempestade e granizo
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
- Se proteja em locais fechados.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Fique longe de áreas descampadas, há risco de raios.
- Se estiver dirigindo, reduza a velocidade.
- Em situação de perigo, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).
*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.