Eleições 2022

TRE registrou 200 denúncias de uso de santinhos no dia do primeiro turno

O balanço foi divulgado pela Justiça Eleitoral na tarde desta segunda-feira (3/10). Dessas 200 denúncias, 91 envolvem candidaturas ou partidos

Pablo Giovanni*
postado em 03/10/2022 20:34 / atualizado em 03/10/2022 20:34
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu 200 denúncias sobre o uso de santinhos no primeiro turno das eleições na capital federal. O balanço foi divulgado na tarde desta segunda-feira (3/10).

Apesar do número significativo, ninguém foi multado porque depende de representação do MP Eleitoral. Os processos estão sendo avaliados pelos procuradores. De acordo com a Corte, dessas 200 denúncias, 91 envolvem candidaturas ou partidos.

O Correio percorreu várias regiões administrativas em 2 de outubro e encontrou diversas ruas da capital federal recheadas de santinhos jogados no chão, nas imediações das zonas eleitorais. Caso o MP ofereça representação contra os candidatos e partidos, pode haver multas de R$ 2 mil a R$ 8 mil, além da configuração de crime eleitoral.

Eleição no DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) foi reeleito para mais quatro anos. Os brasilienses também elegeram oito deputados federais e 24 distritais. O DF foi a primeira região da federação a encerrar a contagem dos votos, na noite de domingo (2/10).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação