O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) foi o presidenciável mais votado pelos brasilienses. Em todas as zonas eleitorais do Distrito Federal, Bolsonaro só não venceu na Asa Norte, onde perdeu para o concorrente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Taguatinga foi a cidade em que Bolsonaro obteve a maior porcentagem de votos, totalizando 56,15% dos válidos. Nesta mesma zona eleitoral, Lula teve 32,94% dos votos, uma diferença de praticamente 23 pontos percentuais.
Na Asa Norte, única região do DF em que o candidato petista obteve vantagem, Lula recebeu 38.685 votos e ficou com 44,14% do total dos válidos, enquanto Bolsonaro ficou com 42,55%. Depois da Asa Norte, o segundo lugar no DF que menos votou em Bolsonaro foi o Paranoá, onde o presidente ficou com 48,74%.
Samambaia foi a região que menos votou em Lula. Na cidade, o petista fechou o primeiro turno com 32,85% e Bolsonaro com 56,08%, a maior diferença percentual entre os dois no DF. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em todo o Distrito Federal, Bolsonaro ficou com 51,65% dos votos, o que confirmou os indicativos das pesquisas eleitorais que apontavam vitória em primeiro turno do presidenciável no DF. Em segundo lugar, Lula obteve 36,85% dos votos válidos, seguido de Simone Tebet, com 5,98% e Ciro Gomes, 4,22%.
Saiba Mais
- Cidades DF "Travamos um bom combate", diz Paulo Octávio após resultado das urnas
- Cidades DF Eleições presidenciais no DF: Lula só ganhou de Bolsonaro na Asa Norte
- Cidades DF Primeira-dama do DF comemora vitória de Damares ao Senado: "Mulher incrível"
- Cidades DF Eleitores se reúnem em bares para acompanhar a apuração no DF
Adversários se enfrentam em segundo turno
Apesar do resultado favorável a Bolsonaro no DF, em todo o Brasil Lula foi quem recebeu a maior quantidade de votos, mais de 57 milhões, e ficou com 48,35% no primeiro turno.
Já Bolsonaro fechou o primeiro turno com 43,26% dos votos válidos no Brasil. Após a apuração das urnas, ficou definido o segundo turno para definir o próximo presidente do Brasil. Os adversários seguem em campanha e se enfrentam, novamente, nas urnas em 30 de outubro.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.