Diferentemente do que havia sido informado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) – que os ônibus das linhas urbanas e das linhas rurais iriam circular nos horários de funcionamento da tabela de dia útil – as filas estavam longas, refletindo o tempo de espera demorado, e as conduções, lotadas, neste domingo de eleições.
O auxiliar de serviços gerais do Hospital das Forças Armadas (HFA) Luciano da Silva Costa, 46 anos, esperou por meia-hora a chegada do ônibus para o Cruzeiro que, durante a semana, leva no máximo 15 minutos para estacionar no box da Rodoviária do Plano Piloto.
“Está ruim, viu? Vou chegar atrasado ao trabalho, já até avisei para minha supervisora”, desabafa. O morador do Paranoá reconhece que da casa dele até o centro não teve problemas, dado que, no momento em que chegou na parada, seu transporte se aproximou.
Aski Lestt Yuzuki, 42 anos, também auxiliar de serviços gerais no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), aguardava há cerca de 35 minutos a condução para Brazlândia, onde mora. Decepcionado, relata que o tempo é superior ao esperado nos dias úteis e se assemelha bastante a um domingo normal.
“Meu medo é não conseguir votar a tempo, porque, dependendo de como estará o trânsito, o ônibus pode levar até uma hora e meia para chegar ao meu bairro”, conta. Ademais, a superlotação é uma constante para os moradores da região, que muitas vezes foram até quatro filas na tentativa de fazerem o trajeto sentadas.
No entorno, a situação é igualmente complicada, conforme relata a doméstica Maria Pereira Nascimento, 43 anos, moradora de Águas Lindas. Ela, que veio ao Plano Piloto para votar, estava há 40 minutos na fila, já extensa. “Todo final de semana é assim, não tinha expectativas de que hoje seria diferente. É sempre um sofrimento”. Uma passageira próxima à Maria confirmou as informações, afirmando que pelo menos três ônibus já haviam parado naquele box, nenhum, porém, destinado a Águas Lindas.
Questionada pelo Correio, a Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que estava acompanhando a operação e reforçando as linhas de ônibus para aumentar a oferta de transporte em todas localidades. Dessa forma, foi adotada a tabela de dia útil nos locais em que não há transporte público no domingo e tabela de sábado, com reforço de viagens nas linhas mais demandadas, nas demais cidades.
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.