Segundo informações do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Roberval Belinati, não foram registrados problemas graves no pleito eleitoral deste domingo (2/10) até o momento. Mesários trabalham normalmente e estão em serviço desde às 6h.
Zonas eleitorais do Guará, Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Taguatinga, Lago Sul, São Sebastião, Brazlândia, Águas Claras, Samambaia e Núcleo Bandeirante registraram problemas técnicos em 16 urnas, que quebraram e foram imediatamente substituídas pela Justiça Eleitoral. Nestes casos, vale pontuar que há 700 urnas reservas para serem utilizadas nessas situações.
Os maiores problemas aconteceram no exterior, onde 50 urnas quebraram durante seus transportes e, em casos excepcionais, foram substituídos por células de papel. 33 países já encerraram as eleições, como a Nova Zelândia, que já tem resultados. Estes, porém, serão divulgados concomitantemente aos dados do Brasil, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral. "O que sabemos é que estes resultados refletem aqueles sugeridos pelas pesquisas eleitorais", adianta Belinati. Ademais, estes contratempos não trarão prejuízos aos eleitores brasileiros, que votam apenas para Presidente da República. O esperado é, apenas, que alguns resultados sejam divulgados com atraso, até a meia-noite.
Até às 10h34, já foram realizadas 93 denúncias de irregularidades na propagando eleitoral, incluindo disparos de mensagens via SMS e derrame de santinhos em locais de votação. Neste sábado (1/10), foram 119 denúncias. Conforme assegura a Justiça Eleitoral, estes problemas serão apurados e os responsáveis, investigados. Sem relação com o pleito, foram notificados, no DF, dois homicídios e um furto de cabos elétricos na Ceilândia.
A novidade este ano é que pessoas com necessidades especiais poderão receber orientações sobre o processo de votação por atendimento via vídeo chamada, pela Justiça Eleitoral. Além disso, foram disponibilizados transportes às comunidades mais afastadas que não têm este acesso aos domingos. Para os demais locais, a previsão é de normalidade, como nos dias úteis.
A expectativa é que até às 20h sejam divulgados os resultados parciais das eleições.
Segurança das urnas
A partir das 12h, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes realizará o teste de auditoria em 14 urnas, na Escola Canadense e, em seguida, na Câmara Legislativa do DF. A ação visa comprovar a segurança das urnas e mostrar que não admitem fraudes.
*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.