Por volta de 7h15 deste domingo (2/10), uma pequena fila de dez eleitores se organizava em frente ao colégio Cor Jesu, na Asa Sul. Pela segunda vez consecutiva, o primeiro a chegar foi Eduardo Meira, de 59 anos e morador da Vila Telebrasília.
"Tem mais praticidade chegar cedo e resolver a votação. Em 2018 eu vim e deu certo, e percebi que era bem melhor continuar no ritmo. Cheguei era 6h10", detalha o vigilante.
Eduardo conta que acompanhará a contagem de votos em casa com a família. "Sou bem participativo nas eleições, é algo importante", ressalta. O eleitor aproveitou para destacar a diferença entre 2018 e estas eleições. "Estamos mais civilizados. O brasileiro é bem animado para tudo, mas este ano, apesar das discussões, vejo mais respeito na decisão pessoal de cada um", avalia.
No colégio La Salle a mesária Cintia Soares, de 33 anos, se preparava para contribuir com a democracia. "É a terceira vez que sou mesária e acho importante essa atuação, acabamos acalmando o ânimo das pessoas que esperam na fila", destaca.
Fique atento as regras
No entanto, apesar do começo da manhã tranquilo na Asa Sul, em três zonas eleitorais percorridas pelo Correio foram encontrados panfletos de diversos candidatos espalhados nas intermediações. A Justiça eleitoral proíbe a prática
Também está vedado a aglomeração de grupos de pessoas uniformizadas próximo aos pontos de votação e o transporte de eleitores. É permitido manifestar a preferência de voto de maneira silenciosa, com blusas ou adereços do candidato e de forma individual.
Saiba Mais
- Política Maior eleição da história é marcada por polarização, embates e questionamentos
- Cidades DF Ibaneis Rocha começa o domingo de eleição em missa na Asa Sul
- Cidades DF Com tempo instável, DF tem possibilidade de chuvas neste domingo (2/10)
- Cidades DF Eleitoras mais velhas fazem questão de participar das eleições
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.