As urnas eletrônicas começam a ser distribuídas nesta sexta-feira (30/9) para os 610 locais de votação no Distrito Federal. Ao todo, serão entregues 6.748 equipamentos para serem utilizados nas eleições gerais de 2022. O pleito ocorre neste domingo (2/10), das 8h às 17h.
Para assegurar o transporte das urnas, a Polícia Judicial do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) e a Polícia Militar estão monitorando, em tempo real, o trajeto feito pelos caminhões de uma empresa contratada pelo tribunal.
Saiba Mais
Além das urnas que serão usadas nos pontos de votação, outras 700 são distribuídas como reserva técnica, caso alguma precise ser trocada por um eventual defeito.
Segundo TRE, o DF tem cerca de 2,2 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo. As escolhas do 1° turno são para os mandatos de deputados federais e distritais, senador, governador e presidente.
Atendendo a população, 34 mil pessoas trabalharão como mesários no próximo dia 2 de outubro e cerca de 12 mil policiais estarão atuando.
O TRE-DF também organiza as eleições no exterior. São quase 700 mil brasileiros em 106 países. Para que eles possam votar para presidente, 695 urnas foram preparadas na capital e encaminhadas para os pontos de votação no exterior.