Ocupando todos os espaços da escola — o jardim, o corredor central, a biblioteca — os alunos do CEF 5, de Taguatinga, apresentarão a intervenção cênica Um infinito de palavras não ditas. Idealizada pelos próprios adolescentes, a peça ocorre nesta quinta (29/9) e tem como tema o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicido.
Durante a preparação para a apresentação, os alunos fizeram laboratório assistindo ao espetáculo Similitudo, no Sesc Ceilândia. Outra parte importante para criar a peça foi o encontro com o diretor teatral Zé Regino, que levou os alunos para assistirem o clássico shakespeariano Sonho de uma noite de verão, no palco do Teatro Sesc, no Gama.
Até o fim do próximo mês de outubro, estão previstas 12 oficinas de teatro e fotografia para mais de 200 alunos no CEF 35 e CEM 2 de Ceilândia, no CEF 5 de Taguatinga, o CED 1 da Estrutural e os Centros de Juventude da Estrutural e de Ceilândia.
As intervenções culturais fazem parte do projeto Se Liga, Juventude!, da Agência de Transformação Social (IECAP), que tenta democratizar a arte e tornar os alunos protagonistas da produção artística em sua comunidade. Além da peça, o projeto também realiza oficinas de teatro e fotografia, visita a espaços culturais e palestras de artistas para alunos de escolas públicas do Distrito Federal.
As oficinas nas escolas públicas são um esquenta para a edição final do projeto. Nos dias 16 e 17 de novembro, o Se Liga, Juventude! irá realizar os últimos eventos, o Vila da Juventude, aberto para toda a comunidade. Quem for poderá apreciar a mostra de teatro, as exposições fotográficas e outras apresentações.
Serviço
Um infinito de palavras não ditas
Na quinta-feira (29/9), às 9h45, 12h15, 13h15 e 15h15, no CEF 05 de Taguatinga. Mais informações: www.iecap.org.br