Na quinta rodada da pesquisa Ipec (ex-Ibope) para o governo do Distrito Federal, divulgada na noite desta terça-feira (27/9), o governador Ibaneis Rocha (MDB) segue na liderança das intenções de voto, com 43% — número superior ao registrado no último levantamento, de 21 de setembro, quando o candidato apresentou 40%. Em segundo lugar, aparece o deputado distrital Leandro Grass (PV), que agora tem 16% das intenções de voto.
Assim, a diferença entre os candidatos está em 27 pontos percentuais, de acordo com a pesquisa. Logo após Grass, em terceiro lugar, aparece o senador Izalci Lucas (PSDB), que subiu para 9%, e o empresário Paulo Octávio (PSD), que se manteve com 8%.
Saiba Mais
Na sequência, vem Leila do Vôlei (PDT), que caiu de 9% para 6% das intenções de voto, seguida de Coronel Moreno (PTB) com 2%, Keka Bagno (PSol) e Renan Arruda (PCO), ambos com 1%. Lucas Salles (DC), Robson Raymundo (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB) não pontuaram na pesquisa.
Confira as variações em relação ao último levantamento:
- Ibaneis Rocha (MDB): 43% (+3)
- Leandro Grass (PV): 16% (+3)
- Izalci Lucas (PSDB): 9% (+3)
- Paulo Octávio (PSD): 8% (=)
- Leila Barros (PDT): 6% (-3)
- Coronel Moreno (PTB): 2% (=)
- Keka Bagno (PSOL): 1% (-1)
A pesquisa — registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — ouviu 1.504 pessoas entre os dias 24 e 26 de setembro. Dessas, 7% disseram que votariam branco ou nulo e outras 7% não sabem em quem votar ou não responderam. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Segundo turno
O Ipec trouxe, pela primeira vez, um cenário de segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados. Em um confronto entre Ibaneis e Leandro Grass, o governador do DF venceria com 54%, frente 29% do candidato apoiado pelo ex-presidente Lula (PT).
Rejeição
A atual pesquisa também mostra que o candidato à reeleição, Ibaneis Rocha, segue com a maior rejeição entre os eleitores. Do total dos entrevistados, 25% não votariam de jeito nenhum no postulante do MDB. Logo atrás, aparece Paulo Octávio com 20%. Leandro Grass tem 14%, Izalci Lucas aparece com 13% e Leila do Vôlei soma 12% de rejeição.