A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, na manhã desta terça-feira (27/9), 14.520 doses de CoronaVac. As vacinas contra a covid-19 já estão na rede de frio central e serão distribuídas para as regiões administrativas nesta tarde. As doses serão destinadas à vacinação infantil do público de 3 e 4 anos, que será retomada nesta quarta-feira (28/9).
Saiba Mais
O público dessa faixa etária teve as aplicações suspensas no dia 3 agosto por falta de estoque. No início deste mês, em 1º de setembro, a pasta descartou 3,5 mil doses do imunizante. Segundo a secretaria, na época, as vacinas atingiram o prazo de validade, sendo estas disponíveis, somente, para a segunda dose contra a covid-19.
Além da retomada da aplicação, a Secretaria de Saúde destina pontos de vacinação para quem deseja tomar a primeira, a segunda e a dose de reforço do imunizante. A pasta, que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu um informe do Ministério da Saúde, em 14 de setembro, com a recomendação para não aplicar, em pessoas com menos de 40 anos, doses de reforço adicionais.
Aumento da transmissão
Nesta segunda-feira (26/9), a taxa de transmissão da covid-19 chegou a 0,81 na capital, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde. O número indica que 100 pessoas podem infectar outras 81. Na sexta-feira (23/9), quando a pasta emitiu o último relatório, o valor foi de 0,76.
Mesmo com o aumento, a pandemia está sob controle. A secretaria determina que quando a taxa está abaixo de 1, a crise sanitária tende a acabar. Se ficar acima dessa média, há uma piora. Além disso, a pasta não registrou mortes por complicações da doença. O total de óbitos é de 11,8 mil.
Ainda segundo o boletim divulgado, os casos diários subiram de 56 para 95, o que totaliza 838,7 mil diagnósticos positivos no DF. Mais de 826,6 mil se recuperaram da doença nesta pandemia.