Setembro está chegando ao fim, mas as diversas ações voltadas ao cuidado com a saúde mental e prevenção ao suicídio inspiradas pela campanha Setembro Amarelo continuam a todo vapor. Neste sábado (24/9), a Comuna Panteras Negras, em parceria com o Movimento Março por Marielle DF 2022 e com o Coletivo Candaces DF e Entorno, promove a atividade “Quem cuida de uma vida, preserva a humanidade”.
A programação começa com um momento de acolhimento e coffee break, seguida de vivências culturais e artesanais. No período da tarde, oficinas de combate ao suicídio, palestras e debates trazem à tona os cuidados com a saúde mental e combate ao suicídio.
Saiba Mais
No encerramento das atividades será lançada a Frente pelo Bem Viver, compromisso de adoção de ações, iniciativas e projetos para o enfrentamento ao suicídio assinado por pessoas, entidades, coletivos, instituições e ONGs.
Renata Parreira, uma da idealizadoras da atividade e fundadora do Coletivo Candaces explica que a frente, que terá o nome definitivo escolhido hoje, em conjunto, é uma iniciativa permanente. "Criaremos medidas e projetos de enfrentamento ao suicídio que vão se estender ao longo do ano e atingir cada vez mais pessoas".
Neste sábado será assinada uma carta-compromisso e os coletivos farão encontros bimestrais para avaliar como os envolvidos estão conduzindo os compromissos firmados e os desdobramentos que poderão surgir ao longo dos meses.
"Precisamos informar cada vez mais sobre a saúde mental e produzir conhecimento que ajude essas pessoas. Vamos falar também sobre a sobrecarga da mulher e a importância de nos conectarmos às nossas raízes, sobretudo as mulheres negras", completa Renata.
O evento faz parte do projeto da Comuna Panteras Negras contemplado no edital do Fundo Brasil de Direitos Humanos/2022: “Mulheres na resistência pela promoção de direitos humanos: arte e cultura como estratégias no combate às violências”.
O Fundo Brasil e os parceiros envolvidos desenvolvem projetos voltados a incentivar as organizações da sociedade civil a adotar medidas de proteção, buscando aumentar a segurança dos defensores de direitos humanos no Brasil.
SERVIÇO
Data: 24/9
Horário: 9h às 17h
Local: Comuna Panteras Negras - Núcleo 3 Chácara 12 Assentamento Pequeno Willian - Planaltina/DF