Cerca de 14.250 doses da vacina Coronavac serão enviadas para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) por meio do Ministério da Saúde. As doses servem para retomar a vacinação do público infantil, na faixa etária de 3 a 4 anos e a aplicação da segunda dose contra a covid-19. A previsão, segundo a pasta, é de que as vacinas cheguem na próxima semana.
No início deste mês, em 1º de setembro, a Secretaria de Saúde descartou 3,5 mil doses do imunizante. Na época, a pasta informou que as vacinas atingiram o prazo de validade, sendo estas disponíveis, somente, para a segunda dose contra a covid-19.
Saiba Mais
A remessa vencida estava destinada para crianças entre 3 e 4 anos, que devem retomar as aplicações com o envio de novas remessas. O público dessa faixa etária encontra-se com as vacinações suspensas desde 3 agosto por falta de estoque.
Durante a pandemia de covid-19, segundo informações disponíveis no site da Secretaria de Saúde, o DF recebeu 1.701.330 doses da vacina Coronavac. No entanto, só foram distribuídos 1.424.120 do imunizante nas regiões administrativas da capital federal.
Reforço
Além das remessas de Coronavac que serão enviadas, a Secretaria de Saúde, que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu informe no Ofício Nº 1378/2022/SVS/MS do Ministério da Saúde, em 14 de setembro, uma recomendação para não aplicar, em pessoas com menos de 40 anos, doses de reforço adicionais.
Estagiário sob a supervisão de Sibele Negromonte