Com a proximidade do primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, os postulantes ao mais alto comando do Palácio do Buriti aumentam as promessas aos eleitores. Na agenda de ontem, entre reuniões internas para o alinhamento das campanhas, os candidatos voltaram a percorrer as regiões administrativas, participaram de caminhadas e apresentaram propostas.
O candidato Leandro Grass (PV) esteve, pela manhã, em reunião com a equipe de trabalho da campanha. Antes do meio-dia, o deputado distrital aproveitou para fazer panfletagem nas regiões administrativas, com a apresentação de projetos e intenções de governo. Na Ceilândia, ao lado da candidata a vice-governadora da chapa, Olgamir Amancia (PCdoB), escutou as reclamações de moradores e comerciantes da região. "Ouvimos das pessoas que, aqui, são necessários muitos investimentos. Precisamos de espaços de lazer, praças bem cuidadas, calçadas para pessoas com deficiência. Existe também a falta de investimentos na saúde, onde a população daqui reclama muito. Estamos aqui para escutar e firmar o nosso pacto de cuidar da população do Distrito Federal", disse.
O candidato foi questionado sobre as propostas para a segurança da região de Ceilândia e Ceilândia Norte. Grass detalhou que existe, na cidade, a degradação dos espaços públicos da cidade, favorecendo o crime organizado.
Pela manhã, o candidato Izalci Lucas (PSDB) participou de uma sabatina organizada pela Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (ADEP-DF) e pela Associação dos Procuradores do Distrito Federal (APDF-DF), na Asa Sul. Lá, o senador foi indagado sobre vários temas, como políticas públicas, saúde, assistência social, transporte, segurança. Izalci afirmou que, se eleito, investirá em um sistema de informações integrado entre as forças de segurança. "Vamos usar a tecnologia, drones, contratar PMs reformados e policiais civis aposentados para trabalharem na segurança das escolas. Vamos valorizar os policiais", defendeu.
Após o compromisso, o senador seguiu para o Gama, onde visitou uma padaria, no Setor Leste. De lá, passou no Shopping Popular e na Feira Permanente do Gama, onde parou para almoçar e ouvir alguns cidadãos. De tarde, participou de uma caminhada no comércio do Setor Oeste e Sul do Gama, e encerrou a agenda na cidade em visita à Rodoviária do Gama.
Agenda
Ontem, o governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) cumpriu agenda em Taguatinga e foi a um encontro com diretores e associados da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), na Asa Sul. Ele encerrou a agenda conversando com um grupo de mulheres no Lago Sul.
Leila do Vôlei (PDT) se reuniu, com o cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília. Além disso, gravou programas eleitorais e panfletou em Taguatinga.
Paulo Octávio (PSD) também esteve em Taguatinga panfletando. No fim da tarde, ele foi a uma sabatina de um portal de notícias, na Asa Norte, e encerrou o dia na Ceilândia, em um culto da Igreja Sara Nossa Terra.
*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira