Crime

Esposa de Durval tem prisão preventiva decretada: 'Alta periculosidade'

Fernanda Barbosa foi presa em flagrante e autuada por tentativa de homicídio pela Polícia Civil do DF. Caso seja condenada, ela pode pegar de 6 a 12 anos de prisão

A Justiça do Distrito Federal determinou a prisão preventiva de Fernanda Gabriela Barbosa Rodrigues, 26 anos, acusada de esfaquear o marido, Durval Barbosa, 70. A decisão foi tomada durante audiência de custódia realizada na manhã desta terça-feira (20/9). A jovem foi presa nessa segunda-feira (19/9) e, em depoimento prestado na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), confessou que teria usado drogas antes de cometer o crime.

Saiba Mais

Na decisão, a juíza Monike de Araújo Cardoso Machado, substituta do Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), considerou a prática gravíssima e indica alto grau de periculosidade da autuada. "Embora o apartamento tivesse câmeras, estas não estariam disponíveis, reforçando a sensação de que a autuada contribuiu para dificultar a instrução processual. Muito embora a autuada sustente possível ocorrência de legítima defesa, não há elementos mínimos nos autos que possam corroborar a sua tese nesse momento processual. Por tais razões, a soltura da autuada coloca em risco a ordem pública que, se bem compreendida, está muito mais vulnerada neste caso, do que em casos de 'pequenos' delitos praticados com frequência", frisou a magistrada.

Fernanda foi indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por homicídio doloso de forma tentada, quando há intenção de matar. Com a decisão, a acusada será transferida à Penitenciária Feminina do DF (PFDF), onde ficará presa.

Quanto à versão dada por Fernanda na delegacia de ter agido em legítima defesa, a juíza argumentou que "não há elementos mínimos nos autos que possam corroborar a sua tese nesse momento processual". Ainda em interrogatório, a jovem afirmou que fez uso de cocaína antes de esfaquear o esposo.

“Trata-se de crime de tentativa de homicídio em que a autuada desferiu facada em região letal do corpo do autuado. Há notícia de que o autuado encontra-se debilitado após sofrer um AVC", completou a magistrada. Na tarde desta terça-feira, Durval recebeu alta. O delator da Caixa de Pandora esteve internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde permaneceu durante a noite.

Saiba Mais