O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Instituto Chico Mendes de Conservação e da Biodiversidade (ICMBio), informaram, que o incêndio no Parque Nacional de Brasília (PNB) havia sido contido, no final da tarde desta sexta-feira (16/9). Entretanto, ainda existiam áreas em chamas dentro da mata. Estima-se que o fogo já tenha destruído 5 mil hectares de área, desde o início na quarta-feira (14/9).
Espera-se que as chuvas que começaram a cair na região facilitem a atuação dos combatentes. O clima do DF tem dificultado a atuação dos profissionais envolvidos no enfrentamento ao incêndio no PNB. “Temperaturas elevadas, umidade do ar muito baixa, vegetação extremamente desidratada (seca) e a presença de ventos constantes não favorecem o combate”, informou a assessoria do CBMDF.
Saiba Mais
Nos últimos três dias o enfrentamento foi feito por meio aéreo e terrestre, com cinco aeronaves, 25 viaturas e cinco caminhões-pipa. O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) do DF foi acionado, permitindo a soma de esforços e o apoio de 50 servidores e colaboradores do ICMBio, 100 militares do CBMDF e 21 servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), segundo a assessoria do Instituto.
Em relação aos animais que habitam a área, apesar de conviverem com as queimadas com certa frequência, os que não conseguem fugir ou se proteger acabam por sofrer danos. “Até o momento foram resgatados dois filhotes de cachorro do mato na área queimada. Ambos estão bem, sem queimaduras. Mas não há dimensionamento do impacto na fauna, pois todas as equipes estão direcionadas ao combate do incêndio”, esclareceu a assessoria do ICMBio.
Durante o final de semana, as trilhas do Parque ficarão fechadas para visitação, mas a piscina estará aberta ao público.
*Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado