Uma locadora de veículos do Distrito Federal é investigada pela Polícia Civil do DF (PCDF) por alugar veículos com documentos falsos. A empresa, localizada no Setor Comercial Sul, falsificava e fornecia cópias dos Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) a quem alugava os carros. O nome da empresa não foi revelado pela polícia.
Um dos responsáveis pela locadora foi preso em flagrante, por uso de documento falso, depois de apresentar cinco CLRVs falsificados aos agentes. A polícia também apreendeu quatro automóveis da empresa.
Saiba Mais
A investigação começou após um dos carros ser vistoriado em uma blitz do Detran no DF. Na ocasião, o motorista apresentou a cópia do CRLV que se encontrava no veículo alugado para o agente público, que identificou inconstâncias no registro, como licenciamento de 2021 e código de barras de 2020.
A Operação Irregularis foi deflagrada na tarde desta quinta-feira (15/9), depois de trabalho investigativo da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf), dos peritos do Instituto de Criminalística e com a parceria de servidores do Departamento de Trânsito (Detran).
A falsificação de documento público pode gerar pena de reclusão de dois a seis anos, além de multa. O consumidor da locadora também pode sofrer constrangimento, pois caso parado em fiscalização, pode ter o veículo apreendido. Por isso, a polícia alerta para que os usuários desses serviços fiquem atentos.
“Nos casos de locação no Distrito Federal, o locatário pode se precaver realizando uma consulta no site do Detran/DF, com base na placa e no renavam do automóvel que pretende utilizar/alugar”, alerta o delegado e coordenador da Corf, Wesllei Salomão.
Saiba Mais