Após 131 dias sem chuva na capital federal, os moradores de Planaltina presenciaram um chuvisco, por volta das 19h40 desta quinta-feira (15/9), no Setor Tradicional da cidade. Marcus Martins, 66, professor de artes e coordenador do Centro de Ensino Fundamental (CEF 1) de Planaltina, conhecido como Centrinho, registrou os primeiros pingos neste período de seca. Confira as imagens abaixo.
Cinco minutos foi o suficiente para o chão da cidade brilhar e os moradores verem os pingos embaixo da luz dos postes da região. "Bateu aquele cheiro de terra delicioso, porque o tempo está muito seco, degradante, mas deu um alívio para nós", comenta o educador.
Marcus conta os hábitos que tem adotado neste período de seca para deixar a casa com sensação de umidade maior. "Estou tomando três litros de água por dia, dormindo com um litro na cabeceira da cama e jogando água debaixo da cama também. Tenho que fazer isso porque está insuportável", desabafa.
Saiba Mais
Às vezes, o professor molha os tapetes para aumentar a umidade. Os cuidados do professor não são à toa. Somente nessa quarta-feira (14/9), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) registrou, das 6h às 16h, 82 chamados para ocorrências de incêndio pelo DF.
Dias quentes continuam
Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), detalha que a estação de Águas Emendadas (Planaltina) registrou 1mm de chuva. "1mm já é considerado chuva e isso quebra a quantidade de dias que o DF estava sem precipitação", afirma.
A meteorologista explica que a previsão para esta sexta-feira (16/9) é de um dia seco e quente. "Mas a umidade do ar já aumentou e chegou a 90% hoje no Paranoá. Durante o horário mais quente deve cair para 20% a 25%", informa. Em relação à temperatura, a mínima registrada foi no Gama, de 15ºC. "A máxima deve ficar entre 33ºC e 34ºC", finaliza a especialista.