O Distrito Federal atingiu o segundo recorde seguido de temperatura máxima no ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 35ºC no Gama, por volta das 15h desta terça-feira (13/9), com umidade relativa do ar em 10%. Na segunda-feira (12/9), a máxima foi de 34,2ºC na mesma cidade. Uma onda de calor passa pelo centro do país e deve permanecer até esta quarta-feira (14/9).
Saiba Mais
Nos próximos dias, a temperatura vai continuar alta, com a presença de uma massa de ar seco, conforme o Inmet. A temperatura máxima deve ficar em torno de 34ºC, com umidade do ar abaixo de 15%. "A partir de 16 de setembro, temos uma pequena chance de chuva, mas o tempo vai estar quente ainda, o que não vai ter impacto com mudança efetiva porque o tempo vai continuar abafado", explica a meteorologista do instituto, Naiane Araújo.
Segundo ela, a tendência é que as chuvas em áreas isoladas aumentem levemente a umidade, pois formam áreas de instabilidade nas primeiras pancadas. "Mesmo assim, nesse padrão de tempo abafado, a recomendação da Defesa Civil do DF é evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia, se hidratar bastante, beber muito líquido, usar chapéu", orienta a especialista.
Nesta tarde, o Inmet divulgou alerta vermelho, com umidade relativa do ar abaixo de 12% no DF.
Saiba Mais
Orientações contra o calor e baixa umidade
- Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz.
- Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes.
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento.
- Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h.
- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar.
- Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol.
- Aproveite o vapor produzido pela água durante o banho para lubrificar as narinas.
- Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos quartos de dormir.
- Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas.
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis, cortinas e carpetes.
- Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos.
- Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam a poeira que se mistura no ar.
- Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção.
Fonte: Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF)