Clima

Após dia mais quente do ano, DF segue com tempo seco e temperatura alta

No domingo, a capital do país alcançou o registro de maior temperatura do ano, de 34ºC em Águas Emendadas (Planaltina). A previsão do Inmet é que, ao longo da semana, a máxima se mantenha entre 32ºC e 34ºC

A segunda-feira (12/9) começa quente e seca no Distrito Federal. Após bater o recorde da maior temperatura do ano, no último fim de semana, a expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de predomínio do tempo abafado e seco, sem grandes variações ao longo desta terceira semana de setembro.

“A temperatura mínima registrada hoje foi de 12ºC em Águas Emendadas (Planaltina), e no Plano Piloto tivemos 17ºC. Durante a tarde, a máxima fica em torno de 32ºC e 34ºC”, afirma a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo.

A umidade relativa do ar acende o alerta de atenção para os brasilienses. “Agora pela manhã, ficou em torno de 65% e a tarde deve cair para 12%. Será mais uma tarde quente, com predomínio do ar seco”, salienta a especialista.

Naiane explica que, em linhas gerais, a capital manterá o predomínio de sol e baixa umidade, com chance baixa de chuva isolada e rápida em alguns pontos. “Depois de quarta-feira, até o próximo fim de semana, há chance de alcançarmos uma temperatura mais alta que 34ºC, variando em 1ºC ou 2ºC acima”, alerta.

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Saiba Mais