O Distrito Federal completou 30 dias sem registrar mortes em decorrência da covid-19, nesta sexta-feira (9/9). Os últimos óbitos, notificados em 10 de agosto, ocorreram no Hospital Ortopédico e Medicina Especializada (HOME), e no Hospital Regional de Samambaia (HRS).
Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), as vítimas eram do sexo masculino, residiam no DF, e tinham entre 20 e 39 anos. Apesar do recorde e cenário positivo, 11.825 cidadãos perderam a batalha para o vírus Sars-CoV-2 desde o começo da pandemia.
Desta forma, a média móvel está zerada, indicando uma melhora de 100%. Ao mesmo tempo, a quantidade de infecções caiu, e a soma dos casos dos últimos sete dias dividida por igual número — cálculo da média móvel — diminuiu 18% em relação há 14 dias.
Nesta sexta-feira (9/9), a pasta responsável confirmou 94 diagnósticos. Esta é a quinta vez que o DF registra menos de 100 casos da doença durante o ano. Por meio do boletim epidemiológico — documento publicado pela secretaria de saúde — 837.928 cidadãos adquiriram o vírus desde 20 de março de 2020.
Transmissão
A taxa de transmissão estabilizou e está em 0,74 desde quinta-feira (8/9). Neste momento, um grupo de 100 pessoas infectadas podem transmitir o novo coronavírus para outras 74.
Com as diminuições, o número está de acordo com o valor considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — abaixo de 1 — indicando que a pandemia está sob controle.