ELEIÇÕES 2022

Correio/Opinião: Flávia Arruda tem 35,4% na disputa pelo Senado; Damares, 15,4%

Pesquisa mostra que as duas ex-ministras do governo Bolsonaro disputam a liderança na corrida ao Senado, mas a deputada federal do PL está bem à frente

A candidata Flávia Arruda (PL) mantém a liderança confortável na disputa ao Senado. E ainda teve um crescimento nos últimos 10 dias. Pesquisa Correio/Opinião aponta que Flávia tem 35,4% das intenções de votos. O levantamento foi a campo entre primeiro e 3 de setembro. Na consulta anterior, publicada em 23 de agosto, com dados colhidos entre 18 e 20 de agosto, a ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República registrou 32% das intenções de votos.

Segunda colocada no páreo, a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) também cresceu. Ela tinha 10,9% e agora aparece com 15,4%. As duas ex-ministras do governo Bolsonaro disputam votos na base do presidente que é candidato à reeleição.

A candidata Rosilene Corrêa (PT), da federação PT-PV-PCdoB, também avançou. Ela tem agora 7,1%. Na rodada anterior, estava com 5%. O ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle (PDT), que registrou 3,7%, agora aparece com 2,7%.

O candidato Pedro Batista (Rede), da federação PSol-Rede, tem 2,4%, uma leve redução do quadro anterior, quando estava com 3,3%. Alexandre Bispo (PSDB) aparece na pesquisa com 2%, contra 1,5% da rodada anterior. Mas ele renunciou à candidatura e foi substituído na última sexta-feira pela influencer digital Yara Prado (PSDB), na chapa liderada por Izalci Lucas, da federação PSDB-Cidadania. Ela ainda não foi avaliada pela pesquisa.

O Tenente-coronel Souza Júnior (DC) tinha 2,5% e agora aparece com 1,6%. Alexandre Bispo (PSDB) aparece com 1,5%. Mas ele não será mais candidato na chapa liderada por Izalci Lucas (PSDB), como previsto inicialmente. No último fim de semana, Bispo foi substituído pelo ex-senador Hélio José (Solidariedade).

Candidato na chapa do empresário Paulo Octávio (PSD), o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Carlos Rodrigues tem 0,7%. Na rodada anterior, ele tinha 1,4%. Elcimara (PSTU) manteve 0,5%, Marcelo Hipólito (PTB) agora tem 0,5%. Antes tinha 1%. Expedito Mendonça (PCO) aparecia com 0,6% e agora está com 0,2%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Entre os entrevistados, 20,8% disseram que vão votar em branco ou nulo e 10,8% não souberam avaliar. Na rodada anterior, eram 24,7% e 12,9%, respectivamente.

Saiba Mais

Interesse nas eleições

A quatro semanas das eleições, a maioria dos cidadãos do Distrito Federal, como é natural, está de olho nas campanhas. A pesquisa Correio/Opinião verificou que 65,1% dos eleitores estão de alguma forma focados na disputa dos candidatos à Presidência da República, governo, Senado e a deputados federais e distritais.

Entre os entrevistados, 37,7% se dizem muito interessados e 27,4% têm interesse médio. Há também uma parcela de quem não está concentrado na corrida eleitoral: 18,2% não têm nenhum interesse e 15,7%, pouco interesse. Somam 33,9%.

O interesse manteve-se no mesmo patamar da rodada anterior da pesquisa Correio/Opinião, quando 64,9% dos eleitores estavam ligados nos debates sobre o pleito. Publicada em 23 de agosto, a pesquisa mostrava que 39,1% estavam muito interessados e 25,8% com interesse médio, sendo 19,1% com nenhum interesse e 15,1% com pouco interesse.

Nota técnica

Pesquisa registrada no TSE sob o número DF-09523/2022, encomendada pelo Correio Braziliense. Correio/Opinião foi a campo entre 1 e 3 de setembro, com 1.105 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Saiba Mais