A Justiça Eleitoral voltou a defender a integridade das urnas eletrônicas, usadas na democracia brasileira desde 1996. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Casemiro Belinati, reforçou a segurança do sistema durante coletiva de imprensa, na manhã deste sábado (3/9), na sede do tribunal.
"Não me canso de falar que a população pode ficar tranquila, porque as urnas eletrônicas são absolutamente seguras. Não há como fraudá-las, porque elas não estão submetidas à internet. Todas as perícias realizadas comprovaram que não há como fraudá-las. Se houver tentativa de interferência, ela trava e deixa de funcionar", ressaltou Belinati.
O presidente do TRE-DF destacou que "nunca houve comprovação de fraude, seja na urna, seja nos computadores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que totalizam os votos." Ele ainda fez um apelo aos eleitores brasilienses: "Podem votar com tranquilidade, porque seu voto será computado."
Saiba Mais
Segurança
Ao comentar a violência eleitoral e política, o desembargador eleitoral garantiu o DF está preparado para as eleições de 2022, "especialmente importantes", nas palavras do magistrado, "ainda mais neste momento de polarização, em que temos um candidato que questiona a segurança das urnas eletrônicas", afirmou, sem mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL).
As forças de segurança da capital do país estão mobilizadas pela Justiça Eleitoral para garantir a segurança em 2 e 30 de outubro, dias do primeiro e segundo turnos do pleito, de acordo com Belinati.
"Ninguém deve ter medo (de ir votar). O clima de briga e medo que alguns estão criando não vai acontecer, porque fazem parte de um discuro político que não é verdade. A Polícia Militar do DF, a Polícia Civil do DF, a polícia deste tribunal, os bombeiros, o Detran e a Polícia Federal já estão se mobilizando", elencou.
Ele completou o discurso chamando o momento eleitoral de festa da democracia, "quando teremos a oportunidade de escolher nossos representantes". "Seria triste se não tivéssemos esse momento de escolha e de confraternização."