O governador Ibaneis Rocha (MDB), que disputa a reeleição no DF, elogiou o ex-presidente Lula (PT), em entrevista ao Correio na tarde desta quinta-feira (29/9). O chefe do Executivo local é apoiador aberto de Jair Bolsonaro (PL), mas vislumbra a possibilidade de o petista retomar ao Palácio do Planalto. Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto, a três dias do primeiro turno das eleições de 2022.
Quando perguntado se manterá uma boa relação com Lula, o candidato respondeu "sem dúvida alguma". "O presidente Lula é um democrata, jamais vai deixar o DF abandonado. Tenho muitos interlocutores com o pessoal do PT. Brasília tem essa característica, precisamos viver em harmonia entre GDF e governo federal. É uma via de mão dupla. Nenhum presidente da República vai querer ter o governador do DF contra, porque precisam dialogar a todo momento. Os projetos do DF interessam a todo país, não podemos, por questão de disputa eleitoral, deixar a capital da República abandonada", afirmou.
Ibaneis participou da sabatina do CB.Poder, programa feito em parceria com a TV Brasília. Ele foi o sexto a participar da série de entrevistas do Correio com os postulantes ao GDF e foi recebido pela jornalista Ana Maria Campos.
Saiba Mais
- Cidades DF Saiba o que abre e o que fecha no domingo (2/10) de Eleições
- Cidades DF Ibaneis não vai recorrer de decisão do TSE que aprovou nome de PO ao GDF
- Cidades DF Ibaneis pretende manter secretárias de Educação e Saúde em eventual 2º mandato
- Cidades DF "Não sou um bolsonarista raiz", afirma Ibaneis Rocha, candidato à reeleição
O governador classificou-se, ainda, como um bolsonarista moderado. "Minha vinculação com o Bolsonaro é muito mais pelo que ele fez pelo DF ao longo desses últimos anos. Além de ser de direita, e eu me considero também de direta, mas não é aquele bolsonarismo raiz, como é o caso da Damares (Alves) e da Bia Kicis (que disputa reeleição para a Câmara dos Deputados pelo PL do DF), que são bolsonaristas de outras maneiras", elogiou.
Ibaneis não deixou de admitir, também, que alguns de seus eleitores votam no ex-presidente Lula. "Alguns eleitores votam no Lula e em mim, exatamente pelo tempo que passei na área sindical (como advogado). Mas a grande maioria, realmente, é bolsonarista."
Confira a entrevista completa:
Ordem de votação na urna
- Deputado federal - quatro dígitos
- Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
- Senador - três dígitos
- Governador - dois dígitos
- Presidente - dois dígitos
Como será no dia das eleições
Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.
Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.