Eleições 2022

Saiba o que abre e o que fecha no domingo (2/10) de Eleições

A maioria dos pontos turísticos e locais de lazer estarão fechados para garantir o voto dos funcionários e por conta da logística de segurança concentrada nas zonas eleitorais

Clara Espinoza*
postado em 29/09/2022 16:17 / atualizado em 30/09/2022 15:09
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Enquanto mais de dois milhões de pessoas vão às urnas no DF neste domingo (2/10), comércios varejistas, transportes públicos e serviços essenciais de saúde permanecem funcionando com algumas exceções, como o Jardim Botânic, o Parque Nacional e o Zoológico, que fecham as portas no dia do pleito. 

Neste domingo (2/10), no primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, mais de 156 milhões de brasileiros poderão comparecer às urnas para votar escolher representantes para cinco cargos: Deputado Federal, Deputado Estadual (Deputado Distrital, no caso do Distrito Federal), Senador, Governador e Presidente da República.

Os brasilienses terão das 8h às 17h para se dirigir até os locais de votação para exercer o direito democrático e a cidadania em um dia diferente para a rotina da cidade. Confira o que abre e o que fecha e as alterações nas rotinas de transporte e trânsito durante o dia de eleição

Transporte

  • Ônibus: A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que os ônibus do transporte público coletivo, das linhas urbanas e das linhas rurais, vão circular nos horários de funcionamento da tabela de dia útil.
  • Metrô: O Metrô- DF informou que os trens vão circular no horário normal de domingo, das 7h às 19h.

Saúde

No domingo (2/10), o funcionamento das unidades de saúde que abrem neste dia é o mesmo de toda a semana. O Samu (192) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h prestarão serviço regular.

Segurança

  • Polícia: De acordo com planejamento, as 610 escolas que funcionarão como locais de votação terão policiamento reforçado. A Polícia Civil atuará em regime de plantão, juntamente com as Polícias Militar e Federal, a fim de garantir a segurança no final de semana das eleições.
  • Bombeiros: Funcionarão normalmente 24h e os bombeiros irão atender em turnos em escala

Intervenções no trânsito

Avenidas, ruas e rodovias distritais e federais serão monitoradas pelos órgãos de trânsito locais — departamentos de Trânsito (Detran- DF) e Estradas de Rodagem (DER/DF) e batalhões da PMDF — e, ainda, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Intervenções pontuais nesses locais poderão ser feitas para melhor fluidez do trânsito. Equipes de atuação semafórica estarão de prontidão, caso seja necessário fazer alguma intervenção.

A Esplanada dos Ministérios permanecerá sem intervenções de trânsito ou pedestres no dia da votação, o que ocorrerá somente em caso de necessidade. O Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, além do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos com gradis instalados pelos órgãos. Além do reforço da segurança pela PMDF, os prédios públicos contarão com segurança própria.

Lei Seca

De acordo com o TRE, não há previsão de proibição do comércio de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Cabe destacar que os órgãos de trânsito estarão atuando, em todo o DF, na fiscalização da alcoolemia ao volante.

Denúncias eleitorais

Crimes eleitorais, e problemas ao votar, em especial irregularidades no funcionamento das urnas eletrônicas, poderão ser denunciados pelo aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em Formulário Web nos Portais da Justiça Eleitoral por meio do endereço pardal.tse.jus.br/pardal-web.



Comércio

O comércio varejista do Distrito Federal funcionará normalmente. Os empresários deverão montar esquema de revezamento de seus funcionários para possibilitar o exercício do voto.

No caso do ramo de varejo de carnes, gêneros alimentícios, frutas, verduras, flores e plantas, assim como feiras, fica a cargo dos proprietários a decisão de abrir. As lotéricas de rua não abrirão suas portas, mas as unidades localizadas em shoppings podem funcionar.

Os shoppings abrirão normalmente, com escalas para os funcionários. No domingo, costumam funcionar das 14h às 20h.

Os horários de funcionamento de supermercados, lojas de rua, bares e restaurantes ficarão a critério dos proprietários e dos estabelecimentos. Já as papelarias e ópticas de rua não funcionam.

Lazer

Alguns pontos turísticos e de lazer públicos não estarão funcionando nem abertos a visitação por conta das eleições. Entre eles:

  • Parque da Cidade/ Água Mineral
  • Jardim Botânico de Brasília
  • Zoológico de Brasília
  • Congresso Nacional (com visitas suspensas nos dias 1 e 2 de outubro)
  • Memorial JK

Alguns dos locais que abrem

  • Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB - das 12h às 21h
  • Memorial dos Povos Indígenas - das 9h às 17h
  • Biblioteca Nacional - 8h às 14h
  • Mais locais ainda podem fechar no dia a partir de decretos do GDF e de instruções da Secretaria de Saúde.

Ordem de votação na urna

  • Deputado federal - quatro dígitos
  • Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  • Senador - três dígitos
  • Governador - dois dígitos
  • Presidente - dois dígitos

Como será no dia das eleições

Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação