TJDFT

Empresa é condenada a estornar ingresso de show da Taylor Swift

Show deveria ocorrer em 2020, mas foi cancelado por conta da pandemia de covid-19. O TJDFT decidiu, por unanimidade, que o cliente deve ser ressarcido em R$ 1.846 pela T4F Entretenimento

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 16:54 / atualizado em 28/09/2022 16:59
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Por unanimidade, a 2° Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), condenou a empresa T4F Entretenimento a restituir o valor dos ingressos pagos pelo consumidor para ir ao show da cantora Taylor Swift, cancelado por conta da pandemia da covid-19, em 2020.

A apresentação seria realizada em São Paulo, mas o fã da artista abriu o processo em Brasília. A T4F, em recurso, diz que o evento foi remarcado e, posteriormente, cancelado por conta da persistência da pandemia no Brasil e no mundo. Devido a isso, a empresa disponibilizou ao cliente créditos para qualquer outro show, já que não seria possível devolver o valor integral do ingresso.

Um dos magistrados que analisa a causa argumenta que, “embora a empresa de eventos tenha oferecido crédito no valor pago, o show contratado pelo autor tratava de apresentação de artista específico e de renome internacional, cuja apresentação foi cancelada e sem notícia de futura remarcação para o evento que ocorreria em São Paulo.”

Além disso, de acordo com o juiz, a justificativa da falta de responsabilidade por parte da empresa pelo adiamento e impossibilidade de reembolso do valor dos ingressos não deve prosperar, já que, por conta do cancelamento do evento, é cabível a restituição do valor.

A apresentação da artista foi a causa determinante para a compra dos ingressos pela parte autora, que não demonstrou interesse em outros eventos, de modo que se aplica ao caso a norma do art. 2º, § 6º, da Lei 14.046/2020. Ainda que a referida lei não faça distinção ou não mencione os casos como o em questão, esse é o entendimento deste Tribunal de Justiça”, alegou.

Pelo que foi compreendido pelo colegiado, o ingresso comprado tinha caráter unicamente pessoal, de forma que não é cabível impor que o comprador utilize o valor pago para usufruir de outros shows que não sejam de seu interesse.

Assim, a T4F Entretenimento deverá restituir ao autor o valor de R$ 1.846, atualizado pelo IPCA-E a partir do desembolso.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação