Para garantir a acessibilidade de pessoas surdas, as eleições de 2022 contarão com o auxílio de profissionais tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Distrito Federal. É a primeira vez que a iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) é implementada. O atendimento será on-line e ficará disponível nos dois turnos de votação, que ocorrem nos dias 2 e 30 de outubro.
Saiba Mais
- Cidades DF TRE-DF dá direito de resposta a Ibaneis após Grass acusar corrupção na saúde
- Cidades DF Confira a agenda dos candidatos ao GDF para esta terça-feira
- Cidades DF Justiça do DF reduz pena de homem que matou companheira no Paranoá
- Cidades DF TRE manda Grass remover propaganda eleitoral com Lula e Rosilene no DF
Para isso, os profissionais da Central de Interpretação de Libras (CIL), que faz parte da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD), foram chamados para prestar a assistência à comunidade surda local. O auxílio especializado ocorrerá das 8h às 17h, horário em que a população irá às urnas. (Confira o serviço abaixo)
Os intérpretes atenderão os surdos de forma on-line e sem a necessidade de agendamento nas seções eleitorais por meio de uma chamada de vídeo. “O surdo poderá fazer uma videochamada, exclusivamente por WhatsApp, e poderá tirar qualquer dúvida que tiver acerca de regularidade do título, consulta de local de votação, seção eleitoral e outras questões afetas à eleição”, detalha o secretário da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-DF, Ronaldo Franco.
Segundo o TRE-DF, o objetivo da iniciativa é “promover a melhor participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas no exercício do voto”.
Essa é a primeira vez que o tribunal usa esse tipo de atendimento em uma eleição, mas o secretário ressalta que o projeto piloto poderá ser aplicado em eleições futuras. “A iniciativa surgiu devido aos relatos da demanda existente, principalmente porque muitos eleitores surdos têm dificuldade na leitura e de comunicação”, ressalta Franco.
No dia da eleição, os tradutores ficarão alocados na sede do TRE e estão orientados a prestar informações no momento da votação e a intermediar a interação entre eleitor e mesário. “Os profissionais esclarecerão qualquer dúvida que o eleitor surdo tenha referente ao processo eleitoral”, destaca o diretor da CIL, Alexandre Ferreira de Castro.
Intermediação em Libras nas Eleições 2022
Serviço:
Dias: 2 e 30 de outubro
Horário: das 8h às 17h
Telefones: (61) 99674-5456 ou (61) 99262-1743
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.