Um dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF), Izalci Lucas (PSDB) promete digitalizar o sistema de saúde público. A proposta de um cadastro digital único e geral vale para todas as redes de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que afirmou o candidato em entrevista ao jornalista Lucas Móbile no CB.Poder, programa da TV Brasília em parceria com o Correio.
Izalci destaca que, se eleito, pretende implementar um aplicativo para os pacientes avaliarem o atendimento e marcarem uma consulta com um profissional indicado. “Tem pessoas com câncer que estão há um ano aguardando uma quimioterapia e não conseguem um exame. Vamos fazer um mutirão, colocar a coisa para funcionar 24 horas para a gente entrar na normalidade, pois 80% das questões de saúde se resolvem com atenção primária”, argumenta.
O político menciona a falta de conhecimento da população sobre qual unidade procurar atendimento. “Você vai ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), dizem 'não é aqui, é em Santa Maria. Aí falam não é aqui, é em Sobradinho'. Não tem nem essa comunicação e esse conhecimento, porque é tudo analógico. Quero colocar o governo todo digital”, opina o candidato do PSDB ao Palácio do Buriti.
Saiba Mais
Para esses pacientes que se deslocam até as unidades de saúde, Izalci promete ampliar o metrô para a região norte do DF, onde está o Gama, por exemplo. O candidato defende uma tarifa única, em que o trabalhador não precise pagar três passagens por dia. “Temos que investir para descentralizar, com desenvolvimento econômico”, declara.
Saiba Mais
Confira abaixo a entrevista no canal do YouTube do Correio com o candidato Izalci Lucas (PSDB).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.