A equipe de cinco estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) venceu o primeiro hackathon 5G do Brasil e levou o prêmio de R$ 2,5 mil. O 5G Weekend, promovido pela Giant Inovação, aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro, no Parque Tecnológico de Brasília, para apresentar novos modelos de negócio, novidades para o mercado e experiências de transformação relacionadas à tecnologia.
O objetivo da iniciativa foi criar soluções com a internet 5G em oito campos diferentes: cidades/casas inteligentes; saúde; educação; indústria; varejo/comércio; segurança; realidade virtual/realidade aumentada e eficiência enérgica (água/energia). Sete equipes iniciaram o desafio e quatro seguiram até o fim. Foram 48 horas para trabalhar a apresentação da ideia e um protótipo para exibir aos jurados no domingo (18/9).
A Bonoh — equipe do Sesi-DF — apresentou o projeto Saelo. Por meio de um sistema conectado à internet, tutores podem controlar a reposição de comida e água para seus pets. Além disso, há uma cama para o animal de estimação, que poderá ser aquecida e que reproduzirá o monitoramento cardíaco do humano, de forma a confortar o animal enquanto ele estiver sozinho.
Saiba Mais
Projetos
Uma das alunas responsáveis pela ideia, Victória Resende, 16 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio, diz que o trabalho tem o objetivo de levar segurança e fazer com que o animal se sinta mais tranquilo, evitando possíveis crises de ansiedade e comportamentos avessos quando estão separados dos respectivos donos.
O segundo e o terceiro lugares, composto por profissionais da tecnologia, apresentaram propostas para facilitar a identificação de produtos permitidos para pessoas diabéticas e de inteligência de gestão de tráfego.
Educação
A participação dos alunos no projeto hackathon surgiu depois de uma visita ao Biotic, onde gravaram o conteúdo Inspira Tech, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com a gerente de Comunidade da Giant Inovação e cofundadora do 5G Weekend, Eliane Vallim, a linguagem usada com os estudantes a impressionou, principalmente pela maturidade. Segundo ela, era como se estivesse falando com fundadores de startups.
O Sesi-DF também participou do evento com alunos das escolas das redes do Gama, Sobradinho e Taguatinga, em um estande destinado a projetos de robótica e de educação tecnológica desenvolvida na instituição.
Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.