Nesta quarta-feira (21/9), o Instituto Federal de Brasília (IFB) faz, na sede do Departamento de Trânsito (Detran), a formatura de agentes do órgão na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em acordo de cooperação firmado entre as entidades. Ao longo das aulas, os agentes tiveram a oportunidade de se familiarizar com a linguagem e ter noções básicas de um atendimento inclusivo.
Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão do IFB, o trabalho desenvolvido com a Secretaria de Segurança Pública conta com um grupo de profissionais do instituto e de servidores de cinco corporações de segurança do DF. O principal foco do curso foi a inserção dessa linguagem no cotidiano dos profissionais que lidam diariamente com serviços relacionados ao trânsito.
Para ministrar as aulas de Libras, a equipe do IFB contou com Leandro Torres, docente surdo (Campus Taguatinga); e os tradutores: Juliete Neves (Campus Ceilândia) e Gilcemar da Silva Borges Nunes (Campus Ceilândia). A metodologia do curso de Libras do IFB envolve duas etapas: a primeira voltada para as noções de Libras e a segunda com a elaboração do protocolo de Libras da atuação dos agentes de segurança pública.
Ao todo, se formaram cerca de 58 profissionais de corporações como Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros. As atividades se adequam às necessidades de cada órgão. Também há parcerias firmadas com a Secretaria de Saúde do DF, com formação de turmas para o atendimento à população da cidade.
Saiba Mais
- Brasil Urnas eletrônicas garantem eleições limpas há mais de 20 anos
- EuEstudante IFB abre inscrições para 800 vagas em cursos de capacitação
- Diversão e Arte Projeto ‘Sinestesia’ reúne artistas surdos do DF para atuar em libras
- Cidades DF Projeto traz acessibilidade ao cinema nesta terça-feira (13/9)
- Política TSE reforça ações de acessibilidade para as eleições
- Cidades DF Intérprete de libras de Bolsonaro, o candidato a deputado federal 'sem nome'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.