O domingo (18/09) do brasiliense amanheceu com sol tímido, escondido em meio às nuvens que deixaram a manhã nublada. A temperatura mínima marcada no Distrito Federal ficou em 17ºC, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A máxima está prevista para 32ºC. Ao longo da tarde e noite, devem ocorrer chuvas em áreas isoladas, mantendo a umidade relativa do ar mais alta, com variação entre 35% e 90%.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, o início desta semana será todo marcado pelas precipitações. "Neste domingo teremos novamente a ocorrência de chuva. Mas a tendência é que ao longo da semana as precipitações sejam mais constantes e com volume maior", explica.
Como a chuva de sábado (17) foi a primeira a ser registrada nas estações do instituto, o número oficial de estiagem na capital federal ficou em 133 dias. O volume das precipitações de ontem ficou em 1.2 milímetros na estação do Sudoeste e em 0.8 mm na estação do Paranoá. A médica histórica do mês de setembro é de 38.2 mm.
"Com a volta das precipitações, nesta semana de mudança de estação, com a entrada da primava a partir do dia 22 (de setembro), já temos uma mudança tímida na umidade. Contudo, a previsão é que a umidade aumente cada vez mais. Sobretudo porque a primavera é uma estação mais marcada pelos dias quentes, com chuvas entre o fim do dia e pela noite", acrescente a meteorologista Andrea Ramos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.