O Distrito Federal volta a registrar mais um dia de chuvas em diversos pontos, trazendo um alívio ao tempo seco e quente neste último fim de semana de inverno. As precipitações deste sábado (17/9) chegaram mais fortes e, com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para toda a capital. Os ventos variam de 40km/h a 60km/h, e há possibilidade de alagamentos, queda de energia e árvores.
De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, as chuvas começaram de forma isolada na última quinta-feira (15), dando fim aos 131 dias de estiagem no DF. Contudo, apenas as precipitações deste sábado (17) foram registradas nas estações do Inmet.
"Então, oficialmente, foram 133 dias de estiagem, pois só começaremos a contabilizar as chuvas de hoje. Aqui na estação do Sudoeste, as precipitações são fortes e acompanhadas de trovoadas, mas isso é registrado em diversas regiões administrativas do DF. E o brasiliense pode ficar tranquilo, uma vez que a previsão para toda a semana é de chuva”, explica a especialista.
O fenômeno volta a ocorrer em decorrência da movimentação da massa de ar seco que estava na capital, que agora segue em direção ao Nordeste do país. “Esse deslocamento gera instabilidade na atmosfera, ocasionando a chuva. Domingo (18), as precipitações ocorrem, mas ao longo da semana a tendência é ter chuvas mais constantes e com volumes mais significativos”, afirma a meteorologista Andrea Ramos.
Saiba Mais
- Cidades DF Ibaneis obtém liminar que suspende propaganda eleitoral de Leandro Grass
- Cidades DF Jovem de 21 anos morre após ser agredido e esfaqueado em Ceilândia
- Cidades DF Homem é preso em flagrante após matar companheira no Itapoã
- Cidades DF "Matou ela espancada", diz madrasta de mulher morta pelo companheiro no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.