Tempo

DF atinge terceiro maior período sem chuva da história, diz Inmet

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou que o DF está há 131 dias sem chuva. O maior período de estiagem registrado ocorreu em 1963, quando a população ficou 164 dias sem precipitações

Pedro Marra
postado em 15/09/2022 17:19 / atualizado em 15/09/2022 17:19
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Distrito Federal atingiu, nesta quinta-feira (15/9), o terceiro maior período sem chuva da série histórica. O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registrou três dias seguidos de recordes na temperatura máxima na capital do país. 

 

Em 1963, ano com a maior marca até o momento, o DF totalizou 164 dias sem chuva. Em 1970, o Inmet calculou 135 dias de calor e seca. Este ano, são 131 dias sem chuva. Uma das principais influências desse cenário é a massa de ar seco misturada com a fuligem de incêndios registrados nesta época.

Somente nesta quarta-feira (14/9), das 6h às 18h, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) recebeu 82 solicitações de combate a incêndios. Por volta de 1h20, desta quinta-feira, foi registrada nuvens de fumaça no Setor de Indústria Gráfica (SIG) e no Eixo Monumental. O CBMDF não  confirmou haver registro de incêndios próximos. Confira as imagens abaixo.

  • Fumaça de queimadas no Eixo Monumental, perto da Torre de TV Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Fumaça de queimadas no Eixo Monumental na madrugada desta quinta-feira (15/9) Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Fumaça de queimadas no Eixo Monumental, perto do Parque da Cidade Pedro Marra/CB/D.A. Press
  • Fumaça de queimadas no SIG na madrugada desta quinta-feira (15/9) Pedro Marra/CB/D.A. Press
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação