O Parque Nacional de Brasília (PNB) sofreu um novo incêndio, na manhã desta quarta-feira (14/9). Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 30 brigadistas da autarquia atuam no combate às chamas. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também agiu e enfrentou uma linha de fogo de 3 quilômetros de extensão. Confira no vídeo abaixo.
No fim da tarde, também houve o combate aéreo e terrestre na região, com duas aeronaves e quatro caminhões-pipa. A partir do acionamento do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), a ação ainda contou com o apoio de 50 servidores e colaboradores do ICMBio, 100 combatentes do Corpo de Bombeiros do DF e 21 servidores do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Devido às condições do clima, ventos fortes, baixa umidade do ar e da vegetação seca, o fogo se alastrou, alcançando áreas de difícil acesso. Foi usado na operação o avião Nimbus — para lançar água na região — e outras 14 viaturas, que embarcavam cerca de 94 militares. Confira no vídeo abaixo o trabalho feito pela corporação em campo.
O fogo começou na parte norte da unidade de conservação Federal, entre os córregos Três Barras e o Milho Cozido. Até o fim desta quarta-feira (14/9), mais 30 combatentes do ICMBio foram deslocados para reforçar o combate durante a noite e a madrugada.
Foram montados um posto de comando e barracas de campanha para os militares se abrigarem. Durante a noite, ocorrerão rondas de monitoramento nas áreas consideradas sensíveis e, se as condições permitirem, serão feitos os combates de controle. A operação será retomada de forma ampla, no início da manhã desta quinta-feira (15/9).
Incêndio no Lago Oeste
Outra ocorrência registrada no início da manhã desta quarta-feira (14/9) foi na região do Lago Oeste. O Corpo de Bombeiros Militar do DF combateu o incêndio florestal que oferecia risco a diversas residências.
Enquanto os focos eram extintos, a equipe recebeu a informação do incêndio florestal dentro do Parque Nacional. Rapidamente, as equipes se dividiram e se deslocaram para o local. Foi solicitado o apoio do helicóptero da corporação que, além do transporte de tropa, realizou o combate ao fogo.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.