Seca

Incêndio no Parque Nacional atingiu área de mais de 3,8 mil hectares

Segundo um coordenador do ICMBio, o local atingido corresponde a 8% da área total do parque. Existe uma previsão de que, ainda nesta semana, o incêndio seja extinto

Arthur de Souza
postado em 12/09/2022 17:14 / atualizado em 12/09/2022 17:14
Área atingida equivale a 3850 campos de futebol. -  (crédito: Divulgação/ICMBio)
Área atingida equivale a 3850 campos de futebol. - (crédito: Divulgação/ICMBio)

Novas atualizações do incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Brasília (PNB) mostram que a área afetada pelas chamas chegou a 3.855,32 hectares, segundo atualização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da última sexta-feira (9/9) .

Para se ter uma noção do estrago, este valor equivale a, aproximadamente, 3.850 campos de futebol e corresponde a 8% da área total do parque. O incêndio foi considerado controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também na sexta-feira (9/9).

Ao Correio, o coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, João Paulo Morita, disse que a situação se mantém. “Há uma chance muito remota de que ocorra alguma reignição. Não há novos registros desde quinta-feira (8/9)”, destacou.

O coordenador do ICMBio também confirmou que uma cobra foi encontrada morta, porém, nenhum outro animal de grande porte morreu. Ainda de acordo com Morita, existe uma previsão de que, ainda nesta semana, o incêndio seja extinto pelas equipes que estão trabalhando no local.

Morita ressaltou as medidas para a recuperação da área. “Não deixar entrar novos incêndios para os próximos anos. O Cerrado é resiliente. O mais importante é não ter frequência de incêndios consecutivos”, frisou.

Relembre

O incêndio florestal, que começou no Parque Nacional de Brasília na manhã da segunda-feira (5/9), mobilizou, de início, 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros informou que o fogo começou às 11h da segunda-feira. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação